Campus Ipojuca: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 55
-
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
(IpojucaBrasil, 2019-12-19)O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os ... -
Alfabetização científica: uma reflexão sobre o ensino de ciências
(IpojucaBrasil, 2020-12-22)A alfabetização cientifica é a compreensão da ciência e as formas de se ler a natureza que servem como base para a tomada de decisão pessoal e formação de cidadão críticos. Consiste em considerar que escola é um lugar ideal ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
A avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-07-01)A avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente ... -
Concepções sobre gênero e raça no curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-02-24)Tratar sobre as questões de gênero e raça nas escolas não envolve apenas reconhecer a diferença e exercer sobre ela a tolerância e o respeito. A diversidade envolve compreender suas dinâmicas para que se façam presentes ... -
Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-06-28)Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
Ansiedade nos estudantes diante das avaliações e atendimento às expectativas
(IpojucaBrasil, 2022-07-14)A ansiedade é definida como um mal-estar físico, psíquico, aflição e agonia, envolvendo componentes fisiológicos, comportamentais e cognitivos. Trata-se de um estado alarmante, podendo gerar consequências indesejáveis, ... -
A relação entre compreensão leitora, matemática básica e desempenho em química na percepção de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)Durante a aula o professor busca fazer com que os seus estudantes aprendam. Contudo, é comum se deparar com barreiras que interferem nesse processo. No Ensino Médio, por exemplo, nota-se dificuldades relacionadas a conteúdos ... -
Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios ... -
Propriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdico
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)As atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem ... -
Radiação e radioatividade no ensino médio: uma análise acerca das concepções dos estudantes em uma perspectiva contextualizada
(IpojucaBrasil, 2021-12-16)Este estudo apresenta uma análise sobre o ensino dos fenômenos radioativos no ensino de Química, no Ensino Médio. Realizando um questionário com estudantes com o objetivo de verificar os conhecimentos acerca de tais ... -
A utilização dos mapas conceituais como técnica potencializadora da aprendizagem de química orgânica
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)Este Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido para retratar uma pesquisa sobre o uso dos Mapas Conceituais como uma técnica para o estudo de Química orgânica. Este projeto foi realizado com estudantes do 3° ano do ... -
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas
(IpojucaBrasil, 2021-10-29)Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados ... -
Aulas síncronas gravadas: influência no estudo individual do estudante
(Brasil, 2021-08-12) -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ... -
O novo ensino médio: perspectivas e mudanças para o ensino de química
(2021-02-26)O ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que ...