• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_JoaoEudes_.pdf (2.551Mb)
    Data
    2023-04-25
    Autor
    Sobral, João Eudes Portela
    http://lattes.cnpq.br/4847827190200604
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento que a Tabela Periódica é algo que os obriga a memorizar como forma de obter aproveitamento do componente proposta didática para auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Química através de um jogo didático tendo como temática a Tabela Periódica. O estudo tem como foco a produção de um jogo de cartas interativo e didático que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de Química de forma mais agradável por parte dos estudantes, aproximando-o cada vez mais dos elementos da Tabela Periódica e os relacionando com seu dia-a-dia. Inicialmente foram produzidas cartas dos elementos químicos baseado no jogo de cartas Super Trunfo com a descrição de algumas propriedades periódicas seguida da construção de uma Tabela Periódica Interativa para que os estudantes pudessem buscar e revisar cada uma das propriedades dos elementos químicos presentes no jogo. O jogo produzido foi apresentado a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual no município do Cabo de Santo Agostinho e avaliado através de dois questionários que apresentaram resultados muito positivos e trazendo boas perspectivas de eficiência dessa estratégica didática para o ensino-aprendizagem de Química.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1008
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião