Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-25Autor
Sobral, João Eudes Portela
http://lattes.cnpq.br/4847827190200604
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento que a Tabela Periódica é algo que os obriga a memorizar como forma de obter aproveitamento do componente proposta didática para auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Química através de um jogo didático tendo como temática a Tabela Periódica. O estudo tem como foco a produção de um jogo de cartas interativo e didático que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de Química de forma mais agradável por parte dos estudantes, aproximando-o cada vez mais dos elementos da Tabela Periódica e os relacionando com seu dia-a-dia. Inicialmente foram produzidas cartas dos elementos químicos baseado no jogo de cartas Super Trunfo com a descrição de algumas propriedades periódicas seguida da construção de uma Tabela Periódica Interativa para que os estudantes pudessem buscar e revisar cada uma das propriedades dos elementos químicos presentes no jogo. O jogo produzido foi apresentado a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual no município do Cabo de Santo Agostinho e avaliado através de dois questionários que apresentaram resultados muito positivos e trazendo boas perspectivas de eficiência dessa estratégica didática para o ensino-aprendizagem de Química.