A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico
Visualizar/ Abrir
Data
2023-07-11Autor
Silva, Andréa Maria da
http://lattes.cnpq.br/7571006827575945
Gomes, Taciele Maria
http://lattes.cnpq.br/8864448383603719
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram representadas nos temas geradores. Podemos compreender, que essa metodologia se trata do início de um processo de construção da descoberta, literalmente a quebra dos paradigmas da educação tradicional citada por Freire como educação bancária. Além disso, a obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática, sendo assim o presente trabalho pretende apresentar um estudo com método quantitativo que beneficia a prática escolar e possibilita um ensino mais significativo. As técnicas de coleta de dados foram obtidas por um levantamento bibliográfico, as ações foram centradas sobre o Ensino de Química tendo em vista as relações estabelecidas entre os conhecimentos químicos e a referida temática, nas publicações da Revista Química Nova na Escola (2006-2022). Dessa forma, foi notório que os educadores utilizaram a metodologia freireana através de reflexões que foram transformadas em ações pedagógicas as quais impulsionaram ao acompanhamento na trajetória de construção do conhecimento, no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do educando, além da aproximação entre professor e aluno.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: