A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
Date
2023-03-29Author
Holanda, Victor Gabriel Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/4922023319764754
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações educativas da escola, abre-se espaço para uma discussão sobre como foi esse trabalho conjunto durante uma crise sem precedência, em que não havia um plano de emergência elaborado. Docentes e gestores foram convidados a partilhar de suas experiências, por meio de questionários mistos, para discutir os desafios trazidos pela crise sanitária mundial, especialmente sobre o contexto do ensino remoto, que substituiu temporariamente a modalidade presencial, analisadas pela visão de uma abordagem qualitativa. Os dados coletados ilustram como a orientação e liderança da gestão potencializam a atuação dos professores, como a participação dos docentes nas decisões da escola também afeta seu desempenho, e, de forma geral, como a relação gestão-professor traz efeitos diretos para o trabalho docente, e por extensão, o processo ensino-aprendizagem.
Collections
The following license files are associated with this item: