Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
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Data
2023-04-27Autor
Silva, José Rafael Santos Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/2657010422978784
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A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos nosso olhar para o ensino de Química no contexto da Covid19, observando as recomendações e normativas para a oferta do ensino emergencial remoto no Brasil. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender os cenários e as percepções de professores de Química quanto ao processo de ensino-aprendizagem do componente citado, a partir da análise de cenário do ensino de Química, das metodologias utilizadas durante o ensino emergencial remoto, e das potencialidades e dificuldades no ensino remoto durante o período pandêmico. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter exploratório, e teve como participantes 12 (doze) professores que leciona Química, sendo eles 06 (seis) de rede federal de ensino e 06 (seis) de rede estadual de ensino. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário misto aos participantes, devido ao momento de isolamento social durante a realização deste estudo. Os dados coletados nos permitiram conhecer como foi feito o ensino desse componente curricular do ensino médio, o nível de interação com os estudantes, o que influenciou na escolha dos métodos e recursos utilizados pelos professores, bem como as dificuldades encontradas na execução das aulas durante o regime especial de ensino remoto. Um ponto dos resultados obtidos que chama atenção foi o método utilizado pelos professores da rede estadual de ensino e através desses métodos utilizados foi perceptível à interação dos alunos com os professores.
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