A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química
Visualizar/ Abrir
Data
2023-07-17Autor
Silva, Altorbele Alves da
http://lattes.cnpq.br/6736897497313054
Ramos, Joana Virginia Faustino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses materiais pode facilitar o processo de ensino- aprendizagem de Química dos estudantes participantes da pesquisa. O público-alvo foram os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. E para avaliar a eficácia do estudo foi aplicado um questionário sobre a abordagem experimental, que versou sobre a importância dos ácidos e bases no nosso cotidiano e uso do indicador de pH do repolho-roxo. Foram utilizados materiais presentes no dia a dia dos estudantes para a atividade experimental, como: água, limão, sabão em pó e vinagre. Foi observado a partir dos resultados coletados através dos questionários supracitados, que houve uma melhora na aprendizagem dos estudantes e que a metodologia adotada se mostrou potencialmente interessante para ensino- aprendizagem de química. E segundo os próprios estudantes é bastante importante o uso de atividades experimentais no entendimento sobre pH, que foi o conteúdo estudado, e os fenômenos da Química, sendo um meio mais significativo na construção do conhecimento das ciências.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: