Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-31Autor
Anjos, Laís Caroline Guedes dos
http://lattes.cnpq.br/0802666159143243
Rodrigues, Nicoly Rayza Carneiro
http://lattes.cnpq.br/3059876241913075 Endereço
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem com as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, tendo que manter o distanciamento social e por consequência suspender as aulas presenciais. As escolas foram direcionadas a trabalharem com as aulas on-line, utilizando assim as Tecnologias Digitais (TD’s) para prosseguir com as atividades acadêmicas. Tendo em vista a utilização das TD’s, pressupõe-se que em virtude da pandemia, as tecnologias ganharam mais força quanto a sua integração no contexto escolar. Levando em consideração o trabalho dos professores de Química, os mesmos também foram submetidos a adaptarem suas práticas docentes, (re)planejando e modificando suas metodologias de ensino. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem quantitativa através de um questionário on-line elaborado no Google Forms para coletar os dados referente ao estudo em questão. Nesta monografia, serão apresentadas respostas a alguns questionamentos, tais como: Os professores produziram seus próprios materiais (autores) ou utilizaram os disponíveis em repositórios (reprodutores)? Quais repositórios utilizaram? Quais foram as concepções dos professores com relação ao uso de ferramentas digitais para produção de materiais didáticos? Como se deu a abordagem referente ao uso de materiais didáticos digitais? Os materiais didáticos digitais e atividades propostas incentivaram a autoria dos estudantes? Os resultados mostraram que os professores de Química possuem dificuldade em produzir seus materiais didáticos digitais (MDD), mesmo assim os produzem; que muitos apresentaram perfis de professores inovadores; e que os participantes do estudo possuem interesse em usar as ferramentas utilizadas no contexto remoto em suas aulas presenciais.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: