As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio
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Data
2023-12-29Autor
Albuquerque, Cecilia Leite de
http://lattes.cnpq.br/5408296084355546
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O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes surdos. Buscando identificar possibilidades e desafios inerentes ao processo educativo desses estudantes, bem como compreender o contexto histórico dos avanços até então alcançados, e também refletir sobre o que ainda precisa ser feito para a oferta efetiva do processo ensino-aprendizagem inclusivo de estudantes surdos. Em consonância ao objetivo de estudo foi realizada uma pesquisa-ação, com caráter qualitativo e amostragem composta por conveniência, do tipo não-probabilística. A pesquisa foi realiza em uma escola de Ensino Médio, da rede estadual, situada no município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Participaram da pesquisa, um docente de Química, graduado em Ciências Biológicas e especialista em Química e um estudante surdo do segundo ano, do respectivo professor. Para a coleta dos dados, com o apoio de questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes. A pesquisa passou por quatro etapas, sendo a primeira delas a realização de entrevistas iniciais com o docente e com o estudante. Na entrevista inicial com o docente, foram levantados questionamentos sobre sua formação inicial e continuada e qual a sua familiaridade com as Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de surdos. Já a entrevista inicial com o estudante teve por objetivo entender seu perfil socioeconômico, sua vida escolar e sua percepção acerca da sua inclusão nas aulas. Na segunda etapa, foi feita uma formação para o docente, onde foi explicitado o conceito de TDICs, trazidos exemplos e sugestões de como essas Tecnologias podem ser abordadas para incluir estudantes surdos nas aulas de Química, foi ainda realizado o panejamento da aula incluindo as TDICs. Já na terceira etapa, ocorreu a efetivação da aula planejada, a fim de ser vivenciado pelo professor mediação com o apoio das TDICs e verificar se essas Tecnologias realmente facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, a última etapa foi a realização de entrevistas pós-aula, com o docente e com o estudante, com o intento de saber suas percepções acerca das aulas com a utilização das TDICs. De acordo com os dados encontrados, a falta de conhecimento advindos de formação inicial e continuada limitada quanto a educação de pessoas com deficiência, em atenção os surdos, é identificada como a principal dificuldade por parte do docente. Dessa maneira, a formação ministrada ao docente se mostrou eficaz, concedendo-lhe aprofundamento teórico e prático para enfrentar, em situações futuras, desafios relacionados ao emprego das TDICs. Tal formação também forneceu ao docente discernimento sobre como aplicar as TDICs de maneira inclusiva, especialmente em benefício dos estudantes surdos. Complementarmente, o aprimoramento das habilidades do docente proporcionou uma experiência educacional mais favorecedora e eficaz para esses estudantes.
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