Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-17Autor
Oliveira, Josélio Luís Silva de
http://lattes.cnpq.br/9285649613647879
Brito, Natalia de Souza
http://lattes.cnpq.br/3833032747482338
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de memorização de fórmulas, uso de cálculos complexos, conceitos abstratos e pouco aplicáveis a vivências do cotidiano dos alunos. Logo, todos esses tipos de pensamentos em relação à Química levam ao desinteresse por parte dos estudantes e consequentemente ao aprendizado da mesma. Pois, muitos não sabem o motivo pelo qual estudam estes conteúdos, visto que nem sempre esse conhecimento é ensinado de maneira que o aluno possa entender a sua importância. Diante desses fatos, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos a partir da aplicação de sequência didática de Química numa abordagem contextualizada, investigando se houve aprendizagem significativa, a partir da conexão do conteúdo abordado com a vida cotidiana dos alunos de uma escola pública na GRE Mata Sul de Pernambuco. Foi utilizado uma metodologia pautada em pesquisa-ação, uma metodologia usada para projetos educacionais. A metodologia e de natureza qualitativa, mas alguns resultados quantitativos deram suportes a esta pesquisa, de maneira que não se caracteriza quali-quanti por não utilizamos tratamento estatístico dos dados. O levantamento de dados teve a participação de aproximadamente 240 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na GRE Mata Sul de Pernambuco. Esse levantamento foi realizado em quatros momentos: O primeiro que busca investigar o conhecimento dos alunos antes de realizar as aulas com SD, através da aplicação de um questionário diagnóstico; O segundo momento, através da aplicação das SD de termoquímica para os alunos do 2º ano e Funções Orgânicas para os estudantes dos 3º anos; O terceiro momento, através de aula prática para os alunos do 2º ano, e Jogo Lúdico para os alunos do 3º ano; Quarto momento, teste final afim de ser estabelecido um comparativo entre os respectivos resultados. Por meio dos dados teóricos e dos dados coletados com a pesquisa foi possível notar que no fim de todas as atividades da sequência didática a maior parte dos estudantes apresentaram evidências de uma aprendizagem significativa
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: