Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
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Data
2023-03-14Autor
Duque, Carlos Henrique
http://lattes.cnpq.br/4131912115211318
Vasconcelos, José Pedro Silva
http://lattes.cnpq.br/7529339574435901
Metadata
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A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as disciplinas, sendo aplicado como conteúdo interdisciplinar. Experimentos de POA (Processo de oxidação avançada) com corantes se mostra uma ferramenta bastante interessante para explicar conteúdos de Cinética Química, especialmente no que se refere à ação de catalisadores, interagindo com a educação ambiental. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo propor para o ensino de Cinética Química experimentos que utilizem POA, buscando a interdisciplinaridade entre a química e a educação ambiental. Para então, foi empregado um POA conhecido como foto-Fenton para remoção da cor em soluções de corantes de tecido, alimentício e de cabelo. Através de imagens, foram analisadas as mudanças das soluções de acordo com o tempo de reação, e, foi possível observar que o processo Foto-Fenton acelerou o processo de oxidação dos compostos corantes das soluções, iniciando a reação em tempo hábil para utilização em uma aula expositiva, tendo sido verificada uma grande mudança, nas soluções dos três corantes, em um tempo de 2 horas, com início de mudanças em um tempo de 1 hora. Após 7 horas, houve a redução quase que completa das cores presentes nas soluções estudadas, resultado confirmado através de espectroscopia do UV-Visível. Também foi possível fazer o experimento com materiais alternativos, levando a resultados semelhantes aos realizados com ferramentas de laboratório.
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