Campus Ipojuca
Navegar por
Coleções nesta comunidade
-
Bacharelado em Engenharia Mecânica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC -
Licenciatura em Química
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Submissões recentes
-
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio
(IpojucaBrasil, 2023-12-29)O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes ... -
Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
(IpojucaBrasil, 2021-09-20)Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede ... -
O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2023-07-10)Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, ... -
A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico
(IpojucaBrasil, 2023-07-11)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
Percepção docente sobre bullying no ensino superior
(IpojucaBrasil, 2023-07-13)O bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Muitos acreditam que esse fenômeno só ocorre em escolas de ensino ... -
A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-07-17)O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses ... -
Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento ... -
Contribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitais
(IpojucaBrasil, 2023-03-31)O propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
(IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
A percepção estudantil e docente acerca do projeto interdisciplinar como possibilidade de construção do protagonismo juvenil
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)O trabalho apresentado é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil como importantes ferramentas pedagógicas da educação contemporânea, sendo assim, são implementadas com o intuito de melhorar a ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
(IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química
(IpojucaBrasil, 2023-04-17)O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
(IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ... -
Uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentável
(IpojucaBrasil, 2021-12-23)Essa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos ... -
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
(IpojucaBrasil, 2019-12-19)O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os ... -
Alfabetização científica: uma reflexão sobre o ensino de ciências
(IpojucaBrasil, 2020-12-22)A alfabetização cientifica é a compreensão da ciência e as formas de se ler a natureza que servem como base para a tomada de decisão pessoal e formação de cidadão críticos. Consiste em considerar que escola é um lugar ideal ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
A avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-07-01)A avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente ... -
Concepções sobre gênero e raça no curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-02-24)Tratar sobre as questões de gênero e raça nas escolas não envolve apenas reconhecer a diferença e exercer sobre ela a tolerância e o respeito. A diversidade envolve compreender suas dinâmicas para que se façam presentes ... -
Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-06-28)Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação ...