Campus Ipojuca
Browse by
Collections in this community
-
Bacharelado em Engenharia Mecânica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC -
Licenciatura em Química
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Recent Submissions
-
Motivação e ansiedade escolar em adolescentes de cursos técnicos integrados
(IpojucaBrasil, 2024-03-26)A motivação, compreendida como uma força interna que emerge, regula e sustenta as atitudes. Por outro lado, a ansiedade enquanto estado emocional, produz manifestações de ordem fisiológica, emocional e cognitiva. Assim, a ... -
Proposta de Diagrama de Linus Pauling adaptado no processo de ensino-aprendizagem de Química para estudantes com deficiência visual
(IpojucaBrasil, 2024-03-21)Este presente estudo teve por objetivo verificar, como a tecnologia assistiva contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual em Química. Com isso, utilizou como proposta o uso de ... -
Análise do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE campus Ipojuca
(IpojucaBrasil, 2024-07-30)Este artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE campus Ipojuca. A pesquisa envolveu 433 alunos do Curso de Licenciatura em Química ofertado no Campus Ipojuca e abordou ... -
Atividades experimentais nas concepções de professores de química do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2024-03-22)O processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio requer constante reflexão e aprimoramento. Há vários estudos realizados nos últimos anos a respeito das abordagens, metodologias e recursos que podem ser utilizados ... -
Desafios e estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual no estudo da Química no ensino médio
(IpojucaBrasil, 2024-03-21)Esse estudo teve como proposta investigar estratégias utilizadas por estudantes com deficiência visual para estudar Química no Ensino Médio. Nesta pesquisa foi feita uma abordagem qualitativa para que conseguíssemos observar ... -
Percurso de um estudante com transtorno do espectro autista no ensino médio: permanência e êxito numa escola regular
(IpojucaBrasil, 2024-03-25)Este estudo teve como objetivo analisar fatores que contribuem para que estudantes com Transtorno do Espectro Autista permaneçam e tenham êxito nas escolas até o final do Ensino Médio. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa ... -
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química para estudantes surdos no ensino médio
(IpojucaBrasil, 2023-12-29)O presente trabalho teve como objetivo proporcionar a um docente de Química do Ensino Médio um aprimoramento teórico e prático sobre o uso de TDICs como recursos inclusivos e facilitadores da aprendizagem para estudantes ... -
Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
(IpojucaBrasil, 2021-09-20)Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede ... -
O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2023-07-10)Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, ... -
A utilização de temas geradores na educação química aplicados no ensino básico
(IpojucaBrasil, 2023-07-11)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
Percepção docente sobre bullying no ensino superior
(IpojucaBrasil, 2023-07-13)O bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Muitos acreditam que esse fenômeno só ocorre em escolas de ensino ... -
A utilização de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-07-17)O presente estudo versa sobre a utilização de materiais e reagentes alternativos no ensino de Química em uma escola pública estadual, localizada no município de Ipojuca-PE. Tendo como foco investigar se a utilização desses ... -
Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento ... -
Contribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitais
(IpojucaBrasil, 2023-03-31)O propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
(IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
A percepção estudantil e docente acerca do projeto interdisciplinar como possibilidade de construção do protagonismo juvenil
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)O trabalho apresentado é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil como importantes ferramentas pedagógicas da educação contemporânea, sendo assim, são implementadas com o intuito de melhorar a ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
(IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
Sequências didáticas: uma proposta para o ensino de química
(IpojucaBrasil, 2023-04-17)O processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
(IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ... -
Uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentável
(IpojucaBrasil, 2021-12-23)Essa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos ...