A percepção estudantil e docente acerca do projeto interdisciplinar como possibilidade de construção do protagonismo juvenil
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Data
2023-04-25Autor
Barbosa, Ana Clara Silva
http://lattes.cnpq.br/5993357432884026
Dantas, Gessily Daniele Lopes
http://lattes.cnpq.br/2091439167398365
10733100430
http://lattes.cnpq.br/5601850603755849
Silva, Maria Lidiane da
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Mostrar registro completoResumo
O trabalho apresentado é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil como importantes ferramentas pedagógicas da educação contemporânea, sendo assim, são implementadas com o intuito de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é compreender a percepção estudantil e docente acerca do projeto interdisciplinar como possibilidade de construção do protagonismo juvenil. Para isso, a investigação foi realizada em uma Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Nesse contexto, realizamos primeiramente uma discussão teórica com base em autores como: Durkheim (2011), Brandão (2007), Japiassu (1976), Fazenda (1979; 1994; 2002a; 20002b; 2008), Costa (2000; 2001; 2007), dentre outros. Após a discussão teórica, realizou-se uma pesquisa de campo de base empírica e natureza qualitativa. Os dados da pesquisa foram construídos principalmente por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a sete alunos/as do terceiro ano do Ensino Médio e o professora de matemática, participantes do projeto interdisciplinar "HortCan: um biorrepelente e larvicida orgânico", o qual é visto como um espaço que desenvolve o protagonismo, pois proporciona a esses/as jovens um lugar de reconhecimento e pertencimento. Além disso, vale destacar que a metodologia utilizada também partiu de uma análise documental. Quanto à análise dos dados, ela foi realizada por meio da análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1979). Com base nos relatos dos/as entrevistados/as, pudemos compreender que tanto a interdisciplinaridade quanto o protagonismo juvenil são metodologias importantes que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, no discurso do professor, pudemos identificar uma visão "romantizada" de como a educação deveria ser trabalhada, o que repercutiu em seu olhar sobre a interdisciplinaridade e protagonismo. Ademais, a partir dos resultados desta pesquisa, foi possível observar que o protagonismo é parcialmente trabalhado na instituição, pois não é explícito e, além disso, praticado de forma clara e objetiva para todos/as estudantes o que é ser protagonista e qual a sua dimensão.
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