Uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentável
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-23Autor
Silva, Erivan Antônio dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1008771434712782
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos pela Base Nacional Comum Curricular. A abordagem do conhecimento da química, física e biologia entrelaçada a disciplina de ciências é uma forma de introduzir o estudante com os conceitos básicos de fenômenos que regem a vida no nosso planeta do jeito que ela é, porém nem sempre esses conceitos são desenvolvidos de forma significativa nos estudantes, esse projeto visa dar sentido aos conteúdos abordados em sala, a fim de fazer os participantes observarem a importância da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental. O projeto possui uma linha de investigação e participação ativa dos estudantes, trazendo apenas o pesquisador como um agente mediador no processo de ensino e aprendizagem, buscando assim imergir o participante na pesquisa e o forçando a construir o conhecimento apenas sob orientação do pesquisador. Utilizando materiais recicláveis os estudantes foram instruídos a montar um aquário de água doce funcional, respeitando as necessidades essenciais para o desenvolvimento da vida aquática, a partir dessa atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, explorar e relacionar o conhecimento científico ambiental dando importância as reações físico química vitais para uma vida aquática. Com a finalização do projeto os estudantes tiveram a oportunidade de relacionar o seu aprendizado com sua vida pessoal, possibilitando a mudança dos hábitos que prejudicam a natureza como também o seu meio social.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: