Percurso de um estudante com transtorno do espectro autista no ensino médio: permanência e êxito numa escola regular
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Data
2024-03-25Autor
Nascimento, Fagner Cardoso do
http://lattes.cnpq.br/0135665352498186
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Este estudo teve como objetivo analisar fatores que contribuem para que estudantes com Transtorno do Espectro Autista permaneçam e tenham êxito nas escolas até o final do Ensino Médio. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida com aplicações de questionários, observações e análise documental. Participaram deste estudo um gestor e um estudante com TEA, de uma unidade de ensino, localizada na região metropolitana do Recife. A análise da permanência e do êxito foi realizada a partir dos quatro conceitos elencados por Kubaski (2014): Presença, Participação, Aceitação e Aprendizagem. Constata-se, a partir das falas do gestor escolar e do estudante com TEA, a presença desses conceitos. Esses fatores respondem à questão central deste estudo, ou seja, são os fatores que contribuem para que Hélio, nome fantasia dado ao estudante com TEA, permaneça e possa concluir o Ensino Médio.