Alfabetização científica: uma reflexão sobre o ensino de ciências
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-22Autor
Araujo, Bruna Elionai da Silva
http://lattes.cnpq.br/3588336664009313
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A alfabetização cientifica é a compreensão da ciência e as formas de se ler a natureza que servem como base para a tomada de decisão pessoal e formação de cidadão críticos. Consiste em considerar que escola é um lugar ideal para a desconstrução de paradigmas, partindo do princípio que o currículo escolar deva ir além do dogmatismo científico. Esta pesquisa objetiva refletir a necessidade da alfabetização cientifica a partir da temática da Radiação Solar. A metodologia abordada é qualitativa, de caráter fenomenológico, para a coleta dados foi realizado um minicurso com questionários de sondagem semiestruturados. O trabalho foi desenvolvido no IFPE-Campus Ipojuca com onze sujeitos de diferentes níveis educacionais (curso técnico subsequente em química e automação industrial, acadêmicos de licenciatura em química e engenharia de produção). Os resultados obtidos nesta monografia permitiram fazer reflexões e considerações acerca da necessidade e possibilidade de mudança no Ensino de Ciências, particularmente no de Química. Os estudos mostraram que houve uma evolução nos conceitos científicos dos estudantes a respeito da radiação solar, e que alfabetização cientifica possibilita o desenvolvimento da formação cidadã, com alcance na ciência e tecnologia, sendo possível sua inserção no contexto escolar.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: