Atividades experimentais nas concepções de professores de química do ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-22Autor
Alves, Brenda Carolyne Brasileiro
http://lattes.cnpq.br/5623216954824207
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio requer constante reflexão e aprimoramento. Há vários estudos realizados nos últimos anos a respeito das abordagens, metodologias e recursos que podem ser utilizados na melhoria do processo ensino-aprendizagem de Química. A experimentação é um recurso importante para o ensino-aprendizagem. Pois, além de relacionar a teoria com a prática, atividades experimentais permitem que o estudante participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, não apenas recebendo o conhecimento de forma passiva. Portanto, buscamos investigar concepções de professores sobre atividades experimentais de Química no Ensino Médio, além de identificar as contribuições e dificuldades referentes a utilização da experimentação no ensino de Química. Para isto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com sete professores que ministram, ou já ministraram aulas de Química no Ensino Médio, em escolas de Rede Estadual, localizadas no Cabo de Santo Agostinho/PE. Para a qual os dados foram coletados através de um questionário misto, por meio da plataforma Google Forms, e analisados pelo método de análise de conteúdo, a partir de categorias definidas à priori. Os resultados obtidos nesta pesquisa, evidenciam a importância e eficácia da experimentação como recurso didático facilitador no ensino-aprendizagem de Química. Os professores participantes expressaram que, apesar das dificuldades que enfrentam para a realização de atividades experimentais, a experimentação auxilia consideravelmente, tanto a ampliar o conhecimento dos estudantes, quanto a desenvolver nos estudantes a capacidade de investigar, compreender e assimilar melhor os conteúdos de Química. Esta pesquisa nos fez refletir que é necessário o desejo de evoluir e adequar-se às demandas educacionais, atendendo às necessidades e dificuldades dos estudantes, com diferentes métodos e recursos, como a experimentação, a qual observamos que traz grandes contribuições para o ensino-aprendizagem de Química.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: