Navegação Campus Ipojuca por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 31
-
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
(IpojucaBrasil, 2019-12-19)O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os ... -
Alfabetização científica: uma reflexão sobre o ensino de ciências
(IpojucaBrasil, 2020-12-22)A alfabetização cientifica é a compreensão da ciência e as formas de se ler a natureza que servem como base para a tomada de decisão pessoal e formação de cidadão críticos. Consiste em considerar que escola é um lugar ideal ... -
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Aulas síncronas gravadas: influência no estudo individual do estudante
(Brasil, 2021-08-12) -
A avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-07-01)A avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente ... -
Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
(IpojucaBrasil, 2020-12-15)Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. ... -
Concepções sobre gênero e raça no curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-02-24)Tratar sobre as questões de gênero e raça nas escolas não envolve apenas reconhecer a diferença e exercer sobre ela a tolerância e o respeito. A diversidade envolve compreender suas dinâmicas para que se façam presentes ... -
Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas
(IpojucaBrasil, 2021-10-29)Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados ... -
Contribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitais
(IpojucaBrasil, 2023-03-31)O propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino ... -
O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2023-07-10)Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, ... -
Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
(IpojucaBrasil, 2021-09-20)Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede ... -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ... -
Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2021-02-23)Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam ... -
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do Covid 19
(IpojucaBrasil, 2020-11-25)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo aparecimento de uma pandemia, de caráter extremamente contagioso, e alto poder letal. Em virtude disso, os organismos de saúde empreenderam esforços para orientar a população ... -
Percepção docente sobre bullying no ensino superior
(IpojucaBrasil, 2023-07-13)O bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Muitos acreditam que esse fenômeno só ocorre em escolas de ensino ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
(IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
(IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ...