Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-05Autor
Silva, Carla Caroline Santana da
http://lattes.cnpq.br/3776794478762061
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram que suspender suas atividades presenciais devido à necessidade de isolamento social, dada a pandemia do COVID-19, e passaram a ter um novo contexto com aulas remotas, o que levou ao contato de muitos docentes com tecnologias digitais. Esse distanciamento social trouxe vários desafios, tanto para os estudantes como para os professores. Porém, nesta pesquisa, destaca-se as aprendizagens que os professores construíram a partir desses desafios. Neste trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa. A questão central da pesquisa é: como são adquiridas as aprendizagens dos docentes de Química relacionada ao ensino online, a qual se evidenciou com o ensino remoto provocado pela pandemia da COVID-19? Para coleta de dados foi usado um questionário online. Os resultados obtidos expõem que a maioria dos professores ainda não incluíram a cultura digital nas práticas educativas e que as trocas de experiências (diálogo entre os pares: professor-professor e professor- aluno) ainda são limitadas e timidamente abordadas, sendo um desafio, ainda, o uso dos recursos didáticos digitais relacionados a Química.