Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas
Data
2021-10-29Autor
Silva, Clécio Alcântara da
http://lattes.cnpq.br/8724085554291585
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia a dia do aluno. A utilização de jogos didáticos permite ao aluno uma perspectiva criativa, social e cultural, podendo proporcionar condições, onde o conhecimento possa ser consolidado, através do jogo o aluno exercita sua capacidade de imaginar situações. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo didático voltado para os alunos do 3° Ano do ensino médio, cuja construção se deu a partir de observações e levantamentos das dificuldades vivenciadas pelos alunos nas aulas de química orgânica, tendo como meta, aplicação e avaliação de um jogo didático a fim de verificar a sua contribuição como facilitador na construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário semiestruturado antes e após a aplicação do jogo didático, em seguida os dados foram recolhidos para análise. Os resultados confirmaram que houve uma evolução positiva nas respostas após aplicação do jogo didático, sendo assim uma proposta satisfatória que auxilia no sucesso do processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades como iniciativa, capacidade de argumentação, cooperação e melhorando as relações interpessoais em sala de aula.