• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_ContribuiçãoDeUmJogoDidáticoNoReconhecimentoDasFunçõesOrgânicas.pdf (1.628Mb)
    Data
    2021-10-29
    Autor
    Silva, Clécio Alcântara da
    http://lattes.cnpq.br/8724085554291585
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia a dia do aluno. A utilização de jogos didáticos permite ao aluno uma perspectiva criativa, social e cultural, podendo proporcionar condições, onde o conhecimento possa ser consolidado, através do jogo o aluno exercita sua capacidade de imaginar situações. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo didático voltado para os alunos do 3° Ano do ensino médio, cuja construção se deu a partir de observações e levantamentos das dificuldades vivenciadas pelos alunos nas aulas de química orgânica, tendo como meta, aplicação e avaliação de um jogo didático a fim de verificar a sua contribuição como facilitador na construção do conhecimento. Foi aplicado um questionário semiestruturado antes e após a aplicação do jogo didático, em seguida os dados foram recolhidos para análise. Os resultados confirmaram que houve uma evolução positiva nas respostas após aplicação do jogo didático, sendo assim uma proposta satisfatória que auxilia no sucesso do processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades como iniciativa, capacidade de argumentação, cooperação e melhorando as relações interpessoais em sala de aula.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/399
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião