A avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-01Autor
Silva, Rafael Alisson Arruda
http://lattes.cnpq.br/7410049745129395
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente é preciso que o professor tenha qualificação, flexibilidade, ética e comprometimento. Deve colaborar para que o estudante se sinta encorajado a aplicar os seus conhecimentos. Entretanto, a avaliação é percebida por muitos estudantes como uma ferramenta de testagem tão somente para obtenção de uma nota ou conceito que resultará na sua aprovação ou reprovação. Por isso, é comum em dias de avaliação observar comportamentos de insegurança e medo, pois a preocupação maior é com os resultados numéricos (notas/pontos) que com a oportunidade de usar os conteúdos ensinados em sala de aula. Nas avaliações de Química, na maioria das vezes, os estudantes são estimulados a memorizar valores, macetes ou fórmulas matemáticas para lograr êxito. Em se tratando de avaliações escritas, problemas de ordem psicológica são facilmente identificados. Pensando nisso, o objetivo do presente trabalho foi conhecer a percepção de estudantes do Ensino Médio sobre o processo avaliativo no componente curricular de Química. Participaram desta pesquisa 120 estudantes do Ensino Médio Regular, sendo 55% do sexo masculino e 45% do sexo feminino. Os dados foram construídos por meio de dois instrumentos: um questionário, elaborado especificamente para esta pesquisa e parte do Inventário de Ansiedade Frente a Provas-IAP. A abordagem de análise dos dados foi do tipo quanti-qualitativa. Para a maior parte dos alunos, pensar em avaliação gera sensações e emoções negativas. Os tipos de avaliação frequentemente realizadas sugerem uma prática avaliativa mais tradicional por parte do docente (prova escrita, pesquisa). Já os instrumentos avaliativos idealizados pelos estudantes são mais dinâmicos e inovadores (jogos/games, seminários/apresentações, debate), atendendo melhor as especificidades que permeiam o processo avaliativo do corpo discente. O uso de material de apoio para consulta nas avaliações escritas é visto como um bom recurso para apoiar a memória. É importante que o professor esteja atento a reações e expressão de sentimentos dos estudantes que antecedem à realização da avaliação escrita, quanto à quantidade de conteúdo a ser cobrada e o nível de dificuldade das questões. E que utilize a avaliação como meio para refletir sobre suas ações, reformular seu ensino, capturar as especificidades de cada aluno, com o fim maior de promover as aprendizagens dos seus estudantes.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: