Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-15Autor
Santana, Mário José de
http://lattes.cnpq.br/9937632294044231
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa sobre o tema citado, no contexto das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Ipojuca. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a aplicação de questionários mistos semiestruturados. Na análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo, a partir das categorias elencadas (BARDIN, 2011). Os dados coletados nos revelaram que as concepções docentes sobre a inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química em uma escola da rede regular se baseia na defesa de uma educação igualitária, o tipo e grau da deficiência do estudante, na necessidade de planejamento sobre o processo de inclusão na escola, por parte dos professores e da gestão, nas dificuldades do processo ensino aprendizagem destes estudantes nas aulas de Química e por fim, nas dificuldades em efetivar a inclusão em suas aulas. Identificamos desafios que compuseram outras categorias denominadas de planejamento para a otimização do serviço de AEE na escola, formação permanente dos docentes de Química, professores de Apoio do AEE e toda comunidade escolar