Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do Covid 19
Data
2020-11-25Autor
Gonçalves, Raqueli Virgínia da Silva
http://lattes.cnpq.br/8984190066803833
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Mostrar registro completoResumo
No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo aparecimento de uma pandemia, de caráter extremamente contagioso, e alto poder letal. Em virtude disso, os organismos de saúde empreenderam esforços para orientar a população a se isolar em suas casas e, assim, diminuir o potencial e taxa de contaminação das pessoas. A partir disso, a sociedade teve que caminhar junto às tecnologias da informação e comunicação (TIC) para superar os efeitos que uma paralisação mundial causou econômica e socialmente. Na educação, o ensino e aprendizagem passaram a ser exclusivamente à distância, através de aulas remotas. Desse modo, os professores precisaram se adequar à situação vigente. Em Pernambuco, a situação não foi diferente. Professores precisaram reformular, parcial ou completamente, seus conceitos, habilidades e competências para poderem continuar exercendo seus ofícios e ajudarem seus alunos a superarem essa difícil fase. Nessa perspectiva, o presente estudo se propôs a identificar as dificuldades e os desafios que os professores tiveram com a experiência de transmitir o ensino de Química por meio de aulas remotas, bem como, constatar quais estratégias de ensino foram adotadas pelos mesmos para a execução de suas aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo, empregando um questionário enviado através do formulário Google a quinze professores de química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para a determinação do perfil do corpo docente, das dificuldades e desafios encontrados nas aulas remotas, e das estratégias e soluções desenvolvidas nas aulas remotas. A partir da análise de dados, no que tange a adaptação ao ambiente virtual, constatou-se que, mesmo experientes e capacitados, a mudança repentina no cenário tecnológico do ensino acarretou dificuldades aos docentes. Em contrapartida, este método, além de receber notoriedade, em meio ao cenário atual, está demonstrando bons resultados. No entanto, esta modalidade de ensino necessita ainda, de maiores estudos e gerenciamento, a fim de promover com maior eficácia o aprendizado e a interação professor aluno.