Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto
Data
2021-02-23Autor
Silva, Guilherme Arthur Lino da
http://lattes.cnpq.br/7845768264886252
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam os conteúdos e se apropriam de estratégias de aprendizagem no ensino remoto influenciam diretamente na aprendizagem dos conteúdos de Química. Este estudo teve como objetivo geral: descrever as estratégias de aprendizagem que os estudantes utilizam para estudar Química no período de aulas remotas. A discussão sobre estratégias de aprendizagem baseou-se teoricamente a partir de dois autores: Boruchovitch e Coll e referente aos dispositivos móveis: Moran, Valero e Leite. Neste estudo utilizou-se a abordagem qualitativa e a técnica análise de conteúdo segundo Bardin. Os dados foram construídos através de formulário eletrônico do Google. O campo empírico foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e os sujeitos participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Licenciatura em Química. As categorias a priori foram cinco estratégias de aprendizagem: estratégias de ensaio, elaboração, organização, monitoramento e estratégias afetivas a partir de Boruchovitch. Constatou-se que durante o período de aulas remotas, os estudantes utilizaram as cinco estratégias de aprendizagem numa perspectiva de compreender os conteúdos de Química. Entretanto, as que mais se destacaram foram as estratégias de ensaio, elaboração e estratégias de organização em detrimento das estratégias de monitoramento e afetivas. Evidenciou-se que existem desafios para os estudantes quanto a utilização de estratégias afetivas, sendo a ansiedade um dos principais sentimentos que dificultam os estudantes no processo de aprendizagem dos conhecimentos de Química.