• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC_EstratégiasDeAprendizagemDeQuímicaEmTemposDeEnsinoRemoto.pdf (1.506Mb)
    Data
    2021-02-23
    Autor
    Silva, Guilherme Arthur Lino da
    http://lattes.cnpq.br/7845768264886252
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam os conteúdos e se apropriam de estratégias de aprendizagem no ensino remoto influenciam diretamente na aprendizagem dos conteúdos de Química. Este estudo teve como objetivo geral: descrever as estratégias de aprendizagem que os estudantes utilizam para estudar Química no período de aulas remotas. A discussão sobre estratégias de aprendizagem baseou-se teoricamente a partir de dois autores: Boruchovitch e Coll e referente aos dispositivos móveis: Moran, Valero e Leite. Neste estudo utilizou-se a abordagem qualitativa e a técnica análise de conteúdo segundo Bardin. Os dados foram construídos através de formulário eletrônico do Google. O campo empírico foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e os sujeitos participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Licenciatura em Química. As categorias a priori foram cinco estratégias de aprendizagem: estratégias de ensaio, elaboração, organização, monitoramento e estratégias afetivas a partir de Boruchovitch. Constatou-se que durante o período de aulas remotas, os estudantes utilizaram as cinco estratégias de aprendizagem numa perspectiva de compreender os conteúdos de Química. Entretanto, as que mais se destacaram foram as estratégias de ensaio, elaboração e estratégias de organização em detrimento das estratégias de monitoramento e afetivas. Evidenciou-se que existem desafios para os estudantes quanto a utilização de estratégias afetivas, sendo a ansiedade um dos principais sentimentos que dificultam os estudantes no processo de aprendizagem dos conhecimentos de Química.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/286
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião