Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 91
-
A implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadual
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-08-18)Esta dissertação analisa as percepções dos estudantes acerca da implementação do Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei n.º 13.415/2017, em uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco. A abordagem é qualitativa, de ... -
A Tutoria de Pares na Educação Profissional e Tecnológica: a mediação do estudante tutor no desenvolvimento do estudante tutorado com transtorno do espectro autista
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-14)Esta pesquisa investigou a Tutoria de Pares como estratégia inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O estudo partiu do princípio da inclusão educacional, ... -
Trajetórias de vida de jovens egressos(as) do Projeto Aprendiz Recife (PAR): analisando os sentidos atribuídos à aprendizagem profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-06-18)O presente estudo dedicou-se à análise da relevância e impacto social de um programa de aprendizagem profissional como importante instrumento da política pública de juventude, reportando-se àquele segmento em situação de ... -
Novo Ensino Médio a e Educação Profissional e Tecnológica: percepção dos estudantes sobre a concepção de formação que orienta a unidade curricular Projeto de Vida
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-14)Esta pesquisa está associada ao macroprojeto propostas metodológicas e recursos didáticos de espaços formais e não formais do ensino na educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a linha de pesquisa práticas educativas ... -
Língua Inglesa e formações imaginárias: uma análise dos discursos de estudantes de Inglês Instrumental no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-28)Enquanto projeto político para a educação brasileira, a dualidade educacional sempre esteve presente para garantir a divisão social de classes, oferecendo formações diferenciadas para as elites e a classe trabalhadora. A ... -
A inserção de mulheres no estágio curricular obrigatório do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica: um estudo com egressas de um Instituto Federal
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-06-27)Na atualidade, os Institutos Federais (IFs) despontam como instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que buscam a Formação Integral de todos/as os/as estudantes, combatendo, portanto, desigualdades de gênero. ... -
Núcleos de estudos de gênero e diversidade: uma análise da percepção de integrantes acerca das ações formativas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-28)A presente pesquisa se propôs a investigar a percepção dos integrantes dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade – Negeds1 acerca das ações formativas que lhes foram/são disponibilizadas, bem como a respeito das ... -
A relação entre a evasão e o acompanhamento pedagógico em cursos técnicos a distância: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-06-16)A presente pesquisa teve como objetivo analisar o acompanhamento pedagógico oferecido aos discentes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI) na modalidade a distância do IFPE e sua influência na ... -
Integração curricular no Ensino Médio Integrado: concepções docentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-05-26)Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as concepções dos docentes acerca do currículo integrado no Ensino Médio Integrado (EMI). Dessa forma, este estudo delineia o seguinte tema de pesquisa: Concepções docentes da ... -
Uma experiência sobre o direito social à educação de normas trabalhistas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-05-19)A presente pesquisa teve como objetivo aferir a contribuição de um “recurso didático” destinado a efetivação do direito social à educação de normas trabalhistas vivenciado no contexto do Curso Técnico de Segurança do ... -
A articulação docente entre a Educação Empreendedora e a Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Ensino Médio Integrado em Informática e Logística no SENAC-PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-29)A finalidade desta pesquisa foi avaliar um guia de recomendações para apoiar a prática docente e a disseminação da um Educação Empreendedora direcionada à Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica no ... -
O Estágio na Educação Profissional e Tecnológica: a importância da compreensão discente do estágio como prática profissional no Ensino Médio Integrado e Subsequente no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-03-31)Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos relacionados à operacionalização do estágio supervisionado nos diferentes cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória. O problema que ... -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ... -
Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: a Educação Profissional na visão dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-31)Este projeto de pesquisa teve como objetivo geral investigar a compreensão dos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPE sobre o trabalho como princípio educativo na formação profissional dos estudantes. O estudo ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
Educação Profissional e Tecnológica: avaliação de curso como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-10)O presente estudo objetiva analisar os limites e possibilidades da modalidade de avaliação de curso no contexto do processo de verticalização do ensino, com a finalidade de permitir o aprimoramento da efetividade acadêmica ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da Geometria na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-18)Esta dissertação teve como objetivo verificar como a implementação da avaliação diagnóstica pode promover significados para o ensino de geometria com o suporte de práticas metodológicas no âmbito da Educação Profissional ... -
Sentidos da pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: narrativas de docentes de uma instituição federal de educação profissional, científica e tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-29)Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender os sentidos do educar pela pesquisa, a partir das narrativas dos docentes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, na Perspectiva da Ciência, Tecnologia ... -
A formação profissional sob o olhar das mulheres privadas de liberdade: o Pronatec prisional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-30)Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender os resultados/efeitos do Pronatec Prisional enquanto política pública de educação profissional e tecnológica no Brasil, a partir dos discursos de mulheres em situação de ...