Trajetórias de vida de jovens egressos(as) do Projeto Aprendiz Recife (PAR): analisando os sentidos atribuídos à aprendizagem profissional
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Data
2025-06-18Autor
Lima, Jaime Roberto Tavares de
http://lattes.cnpq.br/3781187652332792
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O presente estudo dedicou-se à análise da relevância e impacto social de um programa de aprendizagem profissional como importante instrumento da política pública de juventude, reportando-se àquele segmento em situação de vulnerabilidade social. A partir da interface entre a aprendizagem profissional, a educação e a política de assistência social, buscou-se discutir o Projeto Aprendiz Recife (PAR), desenvolvido desde 2018 pela Prefeitura do Recife, tendo por base os mesmos moldes e critérios do Programa Jovem Aprendiz (PJA), fundamentado na Lei nº 10.097/2000, conhecida como Lei de Aprendizagem. O contexto pedagógico, que abriga a referida experiência, configura-se como espaço pedagógico não formal. O problema que balizou a investigação, consistiu em investigar como a aprendizagem profissional pode contribuir para a promoção de transformações significativas na trajetória de vida de jovens egressos(as). Assim sendo, buscou-se analisar os impactos do PAR sobre as trajetórias de seus aprendizes, segundo os sentidos por eles atribuídos ao processo de aprendizagem profissional. A fundamentação teórica dialogou com autores vinculados à Pedagogia Crítica e à Sociologia Reflexiva ou Praxiológica, com base em Pierre Bourdieu. No que se refere aos aspectos metodológicos, é um estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, guiado pelos parâmetros da pesquisa narrativa, nessa direção, utilizou-se respectivamente a Entrevista Narrativa (EN) como técnica de coleta de dados e a abordagem teórico-metodológica da análise narrativa para a interpretação dos resultados. No procedimento de campo, trabalhou-se com dois grupos de participantes: o primeiro, formado por gestores do referido programa; o segundo, constituído por egressos e/ou egressas. Com o primeiro, utilizou-se um questionário misto (Google Forms); com o segundo, utilizou-se um roteiro de entrevista narrativa aplicado a egressos(as) que concluíram a aprendizagem profissional nos últimos dois anos. Os resultados apontaram que a partir do PAR, as trajetórias dos jovens aprendizes sofreram uma inflexão rumo à autonomia pessoal e econômica, com melhora da autoestima; o processo formativo mostrou-se integrado à conclusão da educação básica, os jovens construíram uma identidade profissional. Entre os sentidos atribuídos, os egressos(as) associam o PAR a uma rede de proteção e de inclusão, à aquisição de reconhecimento pessoal e social, ao desenvolvimento de disposições para o trabalho e construção de uma identidade profissional e desenvolvimento de uma conscientização de direitos e projetos de vida futura. Observou-se, ainda, a falta de acompanhamento sistemático das trajetórias dos aprendizes após o término da participação no projeto. Diante dos resultados, foi elaborado um Produto Educacional (PE), sendo, uma oficina pedagógica, intitulada “Projeto Aprendiz Recife: o papel da assistência social nas políticas de juventude”. O PE foi aplicado com a participação de supervisores e aprendizes do PAR, foi devidamente testado, contando com as considerações dos avaliadores
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