A Tutoria de Pares na Educação Profissional e Tecnológica: a mediação do estudante tutor no desenvolvimento do estudante tutorado com transtorno do espectro autista
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Data
2025-04-14Autor
Melo, Emerson da Costa
http://lattes.cnpq.br/5097133923322704
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Esta pesquisa investigou a Tutoria de Pares como estratégia inclusiva para estudantes com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O estudo
partiu do princípio da inclusão educacional, analisando como essa modalidade de
acompanhamento pode favorecer o desenvolvimento acadêmico e social de discentes com
TEA, considerando seus desafios específicos na comunicação e interação social. A pesquisa
teve como objetivo analisar as estratégias de mediação utilizadas pelos tutores no programa,
identificando suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes
com TEA. Adotou-se como marco teórico os conceitos de Vygotsky sobre mediação semiótica
e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que destacam, inclusive, a importância das
interações sociais no processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo foi baseado
nos pressupostos, características e técnicas da pesquisa qualitativa. Além disso, utilizou-se a
Análise de Conteúdo de Bardin para examinar os dados coletados. A investigação
organizou-se em três categorias: (1) Interações, mediações e desenvolvimento na Tutoria de
Pares; (2) Condições de ingresso, acolhimento e acompanhamento; e (3) Inclusão pedagógica
e social na Tutoria de Pares. Os resultados apontaram que a Tutoria de Pares promoveu
avanços no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com TEA, especialmente por
meio de estratégias personalizadas como adaptação de atividades, uso de recursos visuais e
tecnológicos, por exemplo. Destaca-se a construção de vínculos afetivos entre tutor e
tutorado, o que pode favorecer a confiança e o engajamento no processo de aprendizagem. A
mediação se mostrou fundamental no processo de tutoria, com os tutores atuando como
facilitadores que ajustavam seu apoio às necessidades individuais de cada tutorado, buscando
incentivar a autonomia. A pesquisa evidenciou que a seleção e a formação de tutores são
importantes para a eficácia do programa, uma vez que podem qualificar as interações e
potencializar os resultados da mediação pedagógica. Entretanto, também foram identificados
desafios estruturais, particularmente no que diz respeito à necessidade de maior engajamento
de docentes e coordenadores de curso, assim como à demanda por ampliação dos recursos
institucionais para consolidação e expansão das ações de tutoria. Por fim, como produto
educacional, foi desenvolvido um Relatório Técnico Conclusivo voltado aos processos de
gestão do Programa Tutoria de Pares, que reúne informações fundamentadas na pesquisa para
subsidiar a tomada de decisão e o aprimoramento do programa. O relatório incorpora uma
análise de riscos alinhada às políticas institucionais e propõe recomendações para fortalecer a
inclusão educacional
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