Submissões recentes

  • Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes 

    Oliveira, Ana Laura Barbosa de; https://lattes.cnpq.br/3213722169124573 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
    Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem ...
  • Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos? 

    Beserra, Jane D’arc Feitosa de Carvalho Alves; http://lattes.cnpq.br/6327179977664808 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
    Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da ...
  • Sentidos da gestão escolar no âmbito do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco 

    Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa; http://lattes.cnpq.br/4071524369201404 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-12-18)
    A pesquisa de mestrado teve como principal objetivo compreender os sentidos de educação dos gestores de ensino do Instituto Federal de Pernambuco sobre o ensino médio. Para isso, tivemos como objetivos específicos: conhecer ...
  • As práticas docentes vinculadas à diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado à formação técnica em Segurança do Trabalho 

    Severo, Monick Alves de Moura; https://lattes.cnpq.br/8326269262224451 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-30)
    A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo analisar as práticas docentes para a diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco ...
  • Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA 

    Silva, Gerlangi da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2360613976324327 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTBrasil, 2023-10-05)
    Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, ...
  • Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado 

    Moura, Graziella Chrysóstomo da Silva; http://lattes.cnpq.br/6748450074337550 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-10-27)
    A pesquisa teve por objetivo verificar como o desenvolvimento de um caderno digital orientativo contribui para promover o letramento informacional, e assim, desenvolver habilidades de pesquisa nos estudantes de ensino ...
  • Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica 

    Castro, Andréa Cardoso; http://lattes.cnpq.br/5394931355989454 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-06)
    Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ...
  • Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil 

    Santos, Sandra Maria dos; https://lattes.cnpq.br/2168401616437575 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)
    O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ...
  • A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado 

    Formiga, Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/7541734353112165 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-09-25)
    O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ...
  • O assistente social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do ensino médio integrado 

    Silva, Maria Rita Valões da; https://lattes.cnpq.br/4124285820511968 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-04-26)
    Na atualidade, os Institutos Federais constituem o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais no campo da educação, devido à expansão dessas instituições e à necessidade de se oferecer uma Política de ...
  • Estudantes mães: identidades no PROEJA 

    Silva, Edlamir Coelho da; http://lattes.cnpq.br/2002700505524040 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
    Esta pesquisa objetivou compreender a construção da identidade das estudantes mães no PROEJA Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do Campus Paulista. Especificamente, ...
  • Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 

    Tenório, Ricardo de Paiva; http://lattes.cnpq.br/4360515995310487 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)
    Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ...
  • Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado 

    Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)
    O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...
  • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

    Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
    Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
  • Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife 

    Santos, José Carlos Amaral Silva dos; https://lattes.cnpq.brI6724024471340682 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)
    Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ...
  • Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho 

    Barbosa, Quelsen Teixeira; http://lattes.cnpq.br/4094584404711849 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)
    Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. ...
  • O currículo integrado nas representações sociais de professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Recife 

    Monteiro, Danielle Muniz Macario; http://lattes.cnpq.br/8889244634478124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-30)
    O currículo integrado no Ensino Médio Integrado é uma tentativa de superação de um ensino fragmentado, visando desenvolver a formação humana integral dos estudantes. Neste trabalho, tivemos, como objetivo geral, analisar ...
  • O cinema e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica 

    Vieira, Helder Dantas; http://lattes.cnpq.br/1436853236534591 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
    Essa investigação teve como objeto de estudo o processo de objetivação e de apropriação do produto cinematográfico, visando à formação escolar na dimensão integral e como objetivo geral, compreender como se dá o uso do ...
  • Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista 

    Botelho, Cristian do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/4102472997321355 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)
    Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa ...
  • As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação 

    Freitas, Tatiana Lira de; http://lattes.cnpq.br/2895800024820707 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)
    Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ...

Ver mais