Núcleos de estudos de gênero e diversidade: uma análise da percepção de integrantes acerca das ações formativas em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

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Data
2025-04-28Autor
Silva, Divaneide Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/7669291793031005
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A presente pesquisa se propôs a investigar a percepção dos integrantes dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade – Negeds1 acerca das ações formativas que lhes foram/são disponibilizadas, bem como a respeito das condições de desenvolvimento do trabalho dos núcleos em questão. Sendo o presente estudo de natureza qualitativa, a pesquisa apresentou-se, quanto aos seus objetivos, como sendo descritiva e explicativa; quanto aos procedimentos dividiu-se em: a) pesquisa bibliográfica; b) pesquisa documental; c) pesquisa de campo. No que diz respeito à pesquisa bibliográfica, aprofundamos as leituras teóricas relacionadas aos estudos de gênero e sua relação com o campo da educação, assim como refletimos acerca da formação continuada. Quanto à composição do corpus documental, analisamos Leis, Resoluções, Decretos, Portarias, Políticas Públicas estabelecidas na condição de programas, dentre outros. Já a pesquisa de campo consistiu na seleção de um servidor de cada Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade em atividade, ao qual foi aplicado um questionário composto majoritariamente por questões objetivas. Do conjunto desses servidores, foram selecionados quatro participantes para a segunda etapa de coleta, composta por realização de entrevista. A relevância deste trabalho consiste na necessidade de avaliar a percepção dos integrantes dos Negeds acerca das oportunidades de formação continuada e das condições de desenvolvimento do trabalho dos núcleos, considerando a importância de – com isso – analisar o modo como a instituição investe na consolidação de uma política de educação para as relações de gênero através da implementação dos Negeds e do fortalecimento das ações destes. A pesquisa pretendeu oferecer à instituição dados capazes de subsidiar a elaboração de planos de formação em nível sistêmico para que essa consolidação seja efetiva, assim como, por meio do produto educacional elaborado, sistematizou uma possibilidade de prática formativa
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