A implementação do Novo Ensino Médio Integrado em Pernambuco: percepções a partir da vivência dos estudantes de uma escola técnica estadual
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Data
2025-08-18Autor
Silva, Daniele Soares da
http://lattes.cnpq.br/2367065569060397
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Esta dissertação analisa as percepções dos estudantes acerca da implementação do Novo Ensino
Médio, regulamentado pela Lei n.º 13.415/2017, em uma Escola Técnica Estadual de
Pernambuco. A abordagem é qualitativa, de natureza interpretativa, orientada pelos
fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético. Envolve análise documental, aplicação de
questionários socioeconômicos e a estratégia de grupos focais com estudantes do 1º, 2º e 3º
anos do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados é realizada por meio da técnica de análise
de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados indicam que, embora os estudantes reconheçam as
Escolas Técnicas como espaços potentes de mobilidade social, a implementação da reforma foi
marcada pela exclusão da participação juvenil, por limitações à liberdade de escolha, pelo
esvaziamento da formação técnica e pela redução de conteúdos da formação geral. Evidenciouse, ainda, a intensificação da dualidade entre redes pública e privada e a disseminação de uma
lógica meritocrática e individualizante, que atribui ao indivíduo a responsabilidade por
insucessos educacionais e sociais, desconsiderando as desigualdades estruturais que atravessam
suas trajetórias. Como produto da investigação, desenvolve-se uma sequência didática voltada
à escuta e valorização das juventudes, promovendo espaços de diálogo e reflexão crítica sobre
as políticas educacionais. O estudo reafirma a urgência de um Ensino Médio que articule
formação crítica e omnilateral, comprometido com a justiça social e com a efetiva participação
dos estudantes na construção das políticas que os afetam
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