A articulação docente entre a Educação Empreendedora e a Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Ensino Médio Integrado em Informática e Logística no SENAC-PE

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Data
2025-04-29Autor
Ricardo de Moura, Rafaella Campos Souza
https://lattes.cnpq.br/9929615437982325
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A finalidade desta pesquisa foi avaliar um guia de recomendações para apoiar a
prática docente e a disseminação da um Educação Empreendedora direcionada à
Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica no contexto do ensino
médio integrado do Senac-PE. O problema de pesquisa que norteou este trabalho
associa-se as persistentes dificuldades enfrentadas pelos docentes ao tentarem
estabelecer a conexão entre a Educação Empreendedora direcionada à Economia
Criativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua capacidade de promover
a compreensão, criatividade e autonomia dos discentes em sua jornada acadêmica.
O cenário para esta investigação foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(Senac-PE). O referencial teórico baseia-se nos conceitos de Empreendedorismo,
Educação Empreendedora e Economia Criativa, bem como na análise de pesquisas
sobre Empreendedorismo e Educação Empreendedora na EPT. Para tanto, um estudo
exploratório descritivo, com uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas foi
adotado como proposta metodológica, tendo como participantes docentes e
coordenadores pedagógicos do Senac-PE. A coleta de dados foi realizada por
entrevistas semiestruturadas e a sua análise foi conduzida mediante da técnica de
análise de conteúdo. Os resultados produzidos a partir da análise dos dados
subsidiaram a concepção do Produto Educacional (PE). O PE foi estruturado em
formato de um livro digital disponibilizado em meio digital e apresenta orientações
direcionadas os docentes com o propósito de promover a integração desses conceitos
no ensino, com enfoque na Educação Empreendedora e na Economia Criativa. A
avaliação do PE foi baseada metodologicamente em um roteiro avaliativo por 3 (três)
eixos realizados com especialistas da EPT. Os resultados da avaliação do PE
sinalizaram a sua aderência ao contexto da EPT, evidenciando o potencial de
contribuir para o desenvolvimento da integração da Educação Empreendedora e da
Economia Criativa no planejamento e na prática docente na EPT.
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