Integração curricular no Ensino Médio Integrado: concepções docentes

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Data
2025-05-26Autor
Boesing, Graziane Berte
http://lattes.cnpq.br/6612944871020686
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Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as concepções dos docentes acerca do currículo
integrado no Ensino Médio Integrado (EMI). Dessa forma, este estudo delineia o seguinte tema
de pesquisa: Concepções docentes da integração curricular e suas influências na prática
educativa no EMI. Neste trabalho, o objetivo geral é compreender as concepções dos docentes
sobre a integração curricular no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Computação
Gráfica, do campus Olinda, do IFPE, e analisar como essas concepções influenciam a prática
educativa no processo de formação humana. Nesse sentido, foram realizadas reflexões sobre o
Trabalho Educativo e a Formação Integral; o Ensino Médio Integrado e sua relação com o
Currículo Integrado; o Currículo e a Pedagogia Histórico-Crítica e a Prática Educativa no
Processo de Formação Humana. Os principais autores que nortearam as discussões do estudo
foram: Saviani (1989, 1998, 2007 e 2011), Ramos (2005, 2007, 2011 e 2021), Frigotto, Ciavatta
e Ramos (2005 e 2012), Kuenzer (2000, 2010 e 2017), Semeraro (2021), Gramsci (1978, 1989
e 2001), Sacristán (2017), Apple (2006), Silva (2022), Malanchen (2016) e Duarte (2021), entre
outros. Em relação à metodologia da pesquisa, este estudo adota uma abordagem qualitativa,
conforme preconizado por Minayo (2009). Na etapa inicial, foi realizada a pesquisa
bibliográfica. Em seguida, optamos por realizar a análise documental do Projeto Pedagógico do
Curso (PPC) estudado. Posteriormente, ocorreu a geração de dados junto aos sujeitos da
pesquisa, por meio de questionário e de entrevista semiestruturada. A análise dos resultados
revelou três categorias principais: EMI, currículo integrado e prática educativa. Foi identificada
uma contradição na concepção do EMI, por um lado trata-se de um curso que efetivamente
integra a formação geral e a profissional; mas por outro lado, é um curso organizado para a
formação profissional em atendimento às necessidades do mercado de trabalho. Na concepção
do Currículo Integrado também identificou-se uma contradição, apesar de teoricamente o
conceito de integração convergir com a literatura, o fazer prático da integração não é algo
rotineiro, ficando a cargo apenas da disciplina Projeto Integrado, nesse sentido a integração
curricular apresenta desafios em sua aplicação prática, foi destacado a insuficiência de carga
horária para as disciplinas de formação geral, o excesso de disciplinas no currículo e as
dificuldades com a organização temporal do currículo, que possui terminalidade semestral. As
contradições nas concepções docentes sobre o EMI e o currículo integrado influenciam
diretamente as práticas educativas desenvolvidas no curso, refletindo uma contradição na
formação humana, por um lado a prática educativa desenvolvida no curso está voltada para a
formação humana integral, mas por outro lado apresenta uma formação fragmentada, que
atende, em grande parte, às exigências do mercado de trabalho. Atendendo às exigências do
mestrado profissional, foi elaborada uma cartilha como produto educacional, com o objetivo de
promover reflexões sobre a integração curricular no EMI
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