A relação entre a evasão e o acompanhamento pedagógico em cursos técnicos a distância: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

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Data
2025-06-16Autor
Bastos, Maria Rosimery de Medeiros Lima
http://lattes.cnpq.br/4959171804847414
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar o acompanhamento pedagógico oferecido aos discentes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI) na modalidade a distância do IFPE e sua influência na permanência ou evasão dos discentes. O problema de pesquisa centrou-se na compreensão do fenômeno crescente da evasão dos cursos técnicos na modalidade a distância do IFPE, buscando identificar até que ponto o acompanhamento pedagógico da instituição tem sido essencial, assim como tem influenciado na permanência e no êxito dos discentes. Dessa forma, foi realizado um recorte bibliográfico sistemático de dissertações no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em que foram analisadas pesquisas sobre a evasão na Educação Profissional e Tecnológica, em cursos a distância. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Os lócus desta investigação foi a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE. A coleta de dados foi dividida em quatro etapas: (i) etapa exploratória com a equipe pedagógica; (ii) análise documental; (iii) etapa exploratória com os discentes em curso; (iv) etapa exploratória com os discentes evadidos. Para tanto, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Sobre a equipe pedagógica percebe-se que a evasão é vista como resultado do desinteresse dos discentes pelo curso. Observou-se a ausência de intervenção junto ao discente para evitar a evasão. No tocante à análise documental identificou-se no Plano Institucional Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes, proposições direcionadas à mitigação da evasão. Nos demais documentos, o acompanhamento pedagógico aos discentes não se apresenta de forma direta, mas como suporte, interação, mediação e monitoramento. No que concerne aos discentes em curso destaca-se a falta de aulas práticas, comprometendo a qualidade da formação. Por fim, no que tange aos discentes evadidos, estes sinalizaram a ausência institucional, uma vez que eles não foram contatados nem durante nem após o seu processo de desligamento do curso. A pesquisa revelou a importância do diálogo entre professores e discentes na plataforma, destacou a importância de um acompanhamento pedagógico ativo e de estratégias institucionais que promovam o engajamento, a autogestão e a conexão dos discentes com a instituição. O estudo confirmou que o acompanhamento pedagógico desempenha um papel importante tanto na prevenção da evasão quanto como um indicador do comprometimento da instituição com a permanência estudantil. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração de um Produto Educacional denominado “Videossérie orientativa para discentes de cursos a distância nos Institutos Federais”. Esse produto tem o escopo de fornecer suporte à manutenção dos discentes na EaD ao longo da sua jornada acadêmica, visando contribuir para a redução da evasão nessa população. O PE foi avaliado pela equipe pedagógica da DEaD, que reconheceu sua relevância e potencial de aplicação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância
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