Dissertações Defendidas no IFPE
Navegar por
Subcomunidades nesta comunidade
Submissões recentes
-
ATIVIDADE LARVICIDA FRENTE À Aedes aegypti DE Bacillus thuringiensis israelensis e ÓLEO ESSENCIAL DE Croton rhamnifolioides MICROENCAPSULADO
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-08-01)Aedes aegypti é o principal mosquito transmissor de doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela para os seres humanos. Métodos de controle envolvem desde a conscientização da eliminação dos focos da reprodução ... -
Contribuições do curso superior tecnólogo em Gestão de Turismo de um instituto federal, para a formação do sujeito ecológico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-10-04)Esta dissertação discorre sobre as contribuições do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife – para formação do Sujeito Ecológico. A fundamentação teórica desta ... -
Desenvolvimento do sistemas de informações geográficas para monitoramento da desertificação e extremos climáticos no estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-01-20)As mudanças climáticas no Brasil vêm ocasionando o aumento da temperatura e alterações na distribuição de extremos climáticos, tais como secas, estiagens, enchentes e inundações. Isto se potencializa quando se trata do ... -
A relação entre a evasão e o acompanhamento pedagógico em cursos técnicos a distância: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-06-16)A presente pesquisa teve como objetivo analisar o acompanhamento pedagógico oferecido aos discentes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI) na modalidade a distância do IFPE e sua influência na ... -
Integração curricular no Ensino Médio Integrado: concepções docentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-05-26)Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as concepções dos docentes acerca do currículo integrado no Ensino Médio Integrado (EMI). Dessa forma, este estudo delineia o seguinte tema de pesquisa: Concepções docentes da ... -
Utilização de resídios de tijolos cerâmicos na fabricação de tijolos sustentáveis
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-05-07)A indústria da construção civil faz parte de um contexto de extrema importância, pois é uma das principais atividades para o desenvolvimento econômico e social, em contrapartida é uma grande causadora de impactos ambientais, ... -
Aplicativo para o descarte de medicamentos: uma questão de educação ambiental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-11-24)O Brasil é um dos países que mais consomem medicamentos e, consequentemente também considerado um país onde o descarte inadequado de medicamentos é impactante para o meio ambiente. Muitas ações são realizadas em favor da ... -
Uma experiência sobre o direito social à educação de normas trabalhistas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOLINDAPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-05-19)A presente pesquisa teve como objetivo aferir a contribuição de um “recurso didático” destinado a efetivação do direito social à educação de normas trabalhistas vivenciado no contexto do Curso Técnico de Segurança do ... -
A articulação docente entre a Educação Empreendedora e a Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Ensino Médio Integrado em Informática e Logística no SENAC-PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-04-29)A finalidade desta pesquisa foi avaliar um guia de recomendações para apoiar a prática docente e a disseminação da um Educação Empreendedora direcionada à Economia Criativa na Educação Profissional e Tecnológica no ... -
O Estágio na Educação Profissional e Tecnológica: a importância da compreensão discente do estágio como prática profissional no Ensino Médio Integrado e Subsequente no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2025-03-31)Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos relacionados à operacionalização do estágio supervisionado nos diferentes cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória. O problema que ... -
Análise da gestão dos resíduos biológicos gerados no Instituto de Medicina Legal – Unidade Mata Sul do Estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-12-27)Com o avanço da provisão dos serviços da Polícia Científica no estado de Pernambuco, em 2019, foi inaugurado o Complexo de Polícia Científica da Mata Sul, conhecido como Unidade Regional de Polícia Científica da Mata Sul ... -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ... -
Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: a Educação Profissional na visão dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-31)Este projeto de pesquisa teve como objetivo geral investigar a compreensão dos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPE sobre o trabalho como princípio educativo na formação profissional dos estudantes. O estudo ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais de servidores(as) Técnico-administrativos em Educação (TAES) do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-01)O Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs) é uma proposição pedagógica que se compromete com a formação dos(as) estudantes em suas amplas faculdades físicas e intelectuais. Desse modo, os(as) servidores(as) ... -
Educação Profissional e Tecnológica: avaliação de curso como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-10)O presente estudo objetiva analisar os limites e possibilidades da modalidade de avaliação de curso no contexto do processo de verticalização do ensino, com a finalidade de permitir o aprimoramento da efetividade acadêmica ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da Geometria na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-18)Esta dissertação teve como objetivo verificar como a implementação da avaliação diagnóstica pode promover significados para o ensino de geometria com o suporte de práticas metodológicas no âmbito da Educação Profissional ... -
Sentidos da pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: narrativas de docentes de uma instituição federal de educação profissional, científica e tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-10-29)Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender os sentidos do educar pela pesquisa, a partir das narrativas dos docentes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, na Perspectiva da Ciência, Tecnologia ... -
Institucionalização da sustentabilidade ambiental no Poder Judiciário: um olhar do trabalho do oficial de justiça de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-09-13)A responsabilidade do poder público na garantia de acesso a todos de um meio ambiente ecologicamente equilibrado leva o Estado a assumir o papel de ser o indutor dos processos de conservação e preservação. O Conselho ... -
A contribuição do serviço de atenção especializada de saúde bucal do idoso para o alcance do ODS 3 em Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-09-17)O presente estudo teve como foco o impacto da atual Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente (PBS), sobre os serviços odontológicos prestados para a população idosa dos municípios do estado de ...