Dissertações Defendidas no IFPE
Navegar por
Submissões recentes
-
A formação profissional sob o olhar das mulheres privadas de liberdade: o Pronatec prisional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-30)Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender os resultados/efeitos do Pronatec Prisional enquanto política pública de educação profissional e tecnológica no Brasil, a partir dos discursos de mulheres em situação de ... -
Novo Ensino Médio: percepção dos profissionais da educação sobre o processo de implementação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-23)Esta pesquisa tem como objetivo geral “analisar o processo de implementação do Novo Ensino Médio, em relação às dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo – Formação Técnica e Profissional”. ... -
A formação crítica na educação profissional e tecnológica apoiada pela aprendizagem baseada em problemas: uma investigação exploratória no ensino da contabilidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-07-18)O presente estudo aborda a importância do ensino crítico no Ensino Médio Integrado, com base em teorias sobre métodos de ensino focados no discente. O objetivo principal é implementar uma proposta de intervenção pedagógica ... -
Ensino médio integrado e educação profissional: práticas curriculares no contexto do novo ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-09-05)Este estudo investiga como as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes do Ensino Médio Integrado se alinham ao conceito de trabalho como princípio educativo, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio, ... -
Instrumentos de gestão de áreas verdes para implementação de políticas públicas de qualidade ambiental para a cidade do Recife – PE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2024-07-08)O Índice de Área Verde (IAV) e o Percentual de Área Verde (PAV) são importantes indicadores para avaliar a qualidade ambiental urbana e guiar políticas públicas para essas áreas da cidade, visando cidades sustentáveis. ... -
Estruturação de um índice referencial de performance corporativa sustentável: uma abordagem estratégica à sustentabilidade no segmento de latas de alumínio para bebidas no Brasil
Considerando que, para que haja a manufatura das latas de alumínio, tudo se inicia com o processo de extração da bauxita, elemento primário bobina de alumínio, este processo apresenta características agressivas ao meio ... -
Práticas avaliativas no Ensino Médio Integrado em um possível diálogo com elementos da omnilateralidade no ensino de Matemática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Tendo como referência a categoria ... -
Ensino do Direito no curso técnico de Segurança do Trabalho: uma investigação do trabalho educativo de seleção e organização dos conteúdos curriculares a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-30)É comum que o ensino do Direito seja associado à ampliação da cidadania política ou da consciência filosófica. Entretanto, a experiência da educação profissional e tecnológica de nível médio, marcada pela dualidade estrutural ... -
Desenvolvimento de índice de avaliação de serviços ecossistêmicos e ambiental aplicado a unidades de conservação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-28)A gestão ambiental por parte dos municípios brasileiros tem sido um grande desafio para os gestores, considerando as pressões exercidas pela própria dinâmica de crescimento dos centros urbanos, e sobretudo, pelas novas ... -
Educação física no ensino médio integrado em agroecologia: um estudo com jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maragogi.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-06-17)Na década de 1980, do século XX, o Coletivo de Autores, tendo como base o materialismo histórico-dialético, propõem uma Educação Física Escolar (EFE) Crítico-Superadora, cuja abordagem é centrada nos temas da cultura ... -
Planejamento participativo inclusivo para ensino de surdos na Educação Profissional e Tecnológica: diretrizes pedagógicas entre docentes e tradutores e intérpretes de Libras
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-19)Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos de como a adoção de diretrizes pedagógicas inclusivas, voltadas ao planejamento docente, como Produto Educacional (PE), produzem na condução e no desempenho das atividades ... -
A temática da violência contra a mulher idosa num curso técnico em enfermagem: o que revelam os documentos e a práxis pedagógica docente?
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-15)Este estudo teve o propósito de analisar documentos e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, ... -
Um olhar sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para o projeto de vida do jovem cotista do IFPE Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-22)Esta pesquisa vislumbrou discutir o projeto de vida dos estudantes cotistas afrodescendentes da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife. O referencial ... -
Parâmetros avaliativos para as aulas práticas no eixo tecnológico controle e processos industriais: um estudo de caso no curso técnico em mecânica da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-05-10)Esta pesquisa teve como objetivo o mapeamento e a análise da prática docente direcionada à articulação entre a teoria e a prática e a sua conformidade nos processos avaliativos das aulas práticas no curso Técnico em ... -
Contribuições dos bibliotecários de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica para a promoção do desenvolvimento sustentável.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-07)A presente pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral analisar as contribuições dos bibliotecários do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o alcance dos princípios de sustentabilidade propostos no ... -
Desenvolvimento de aplicativo móvel para comunicar desastres e crimes ambientais ocorridos nos municípios da Região Metropolitana do Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-11-30)Tendo em vista a necessidade de uma solução tecnológica, que possibilite aos cidadãos comunicarem às autoridades ocorrências de desastres e crimes ambientais na Região Metropolitana do Recife, aumentando e melhorando ... -
Contribuições da implementação de um projeto de aprendizagem baseado na metodologia G5 Ambiental para a formação do sujeito ecológico em uma escola de Pernambuco.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-08-31)A Educação ambiental refere-se a um processo de ensino e aprendizagem que visa a conscientização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Essa forma de educação está interligada a Ecocidadania, termo que envolve ... -
Produção de biocarvão com propriedades adsorventes proveniente de lodo biológico de Estação de Tratamento de efluentes industriais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-22)O lodo biológico gerado durante o processo de tratamento de efluentes industriais constitui um dos principais resíduos de uma refinaria. Aliado a isto, hidrocarbonetos como tolueno são continuamente liberados no meio ... -
Adensamento de lodo de estação de tratamento de água (Leta): um estudo a partir do tratamento por floco-flotação do lodo gerado na estação de tratamento de água Presidente Castelo branco, Pernambuco-Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-06-01)O presente trabalho tem como objetivos apresentar o estudo, desenvolvimento de um projeto e ensaios de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETEF) piloto, para o tratamento de resíduos gerados na estação de tratamento ... -
Avaliação do monitoramento da infestação de aedes aegypti pelo método das ovitrampas na cidade de Toritama – Pernambuco frente à covid-19
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-08-11)A circulação de arbovírus e as consequentes infecções por DENV, ZIKV e CHIKV ainda é uma realidade presente em nosso país. Com a pandemia da COVID-19 é necessário enfatizar ainda mais a necessidade dos cuidados com as ...