Subcomunidades nesta comunidade

Submissões recentes

  • Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes 

    Oliveira, Ana Laura Barbosa de; https://lattes.cnpq.br/3213722169124573 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
    Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem ...
  • Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos? 

    Beserra, Jane D’arc Feitosa de Carvalho Alves; http://lattes.cnpq.br/6327179977664808 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
    Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da ...
  • Sentidos da gestão escolar no âmbito do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco 

    Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa; http://lattes.cnpq.br/4071524369201404 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-12-18)
    A pesquisa de mestrado teve como principal objetivo compreender os sentidos de educação dos gestores de ensino do Instituto Federal de Pernambuco sobre o ensino médio. Para isso, tivemos como objetivos específicos: conhecer ...
  • As práticas docentes vinculadas à diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado à formação técnica em Segurança do Trabalho 

    Severo, Monick Alves de Moura; https://lattes.cnpq.br/8326269262224451 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-30)
    A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo analisar as práticas docentes para a diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco ...
  • Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA 

    Silva, Gerlangi da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2360613976324327 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTBrasil, 2023-10-05)
    Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, ...
  • Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado 

    Moura, Graziella Chrysóstomo da Silva; http://lattes.cnpq.br/6748450074337550 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-10-27)
    A pesquisa teve por objetivo verificar como o desenvolvimento de um caderno digital orientativo contribui para promover o letramento informacional, e assim, desenvolver habilidades de pesquisa nos estudantes de ensino ...
  • Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica 

    Castro, Andréa Cardoso; http://lattes.cnpq.br/5394931355989454 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-06)
    Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ...
  • Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil 

    Santos, Sandra Maria dos; https://lattes.cnpq.br/2168401616437575 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)
    O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ...
  • A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado 

    Formiga, Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/7541734353112165 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-09-25)
    O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ...
  • Aspectos e Impactos Ambientais de Obras de Infraestrutura do Aeroporto Internacional do Recife – Pernambuco – Brasil 

    Boaventura, Márcio Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9929447993667831 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-08-15)
    A capacidade da infraestrutura aeroportuária brasileira está sendo expandida por meio do programa de concessão promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma vez que o Governo Federal não realizou investimentos ...
  • Diretrizes para o planejamento ambiental: uma construção para a microbacia hidrográfica de Apipucos, Recife, Pernambuco, Brasil. 

    Silva, Silvana Paula Valdevino da; http://lattes.cnpq.br/8251180886827835 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-25)
    O planejamento ambiental é fundamental no enfrentamento aos eventos extremos das mudanças climáticas e das transformações oriundas de ações antrópicas, que cada vez mais influenciam nas mudanças da paisagem urbana. Os ...
  • Mulheres, ambiente e conflitos socioambientais: tecendo um diálogo com a história ambiental de Pernambuco 

    Sousa, Thaís Maiara Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/3809030769516522 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-12-23)
    A sociedade, atualmente, vem sofrendo uma crise civilizatória que evidencia cada vez mais a necessidade de romper com os paradigmas atuais de desenvolvimento. Esta crise se manifesta no campo micro e macro do agir, seja ...
  • O assistente social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do ensino médio integrado 

    Silva, Maria Rita Valões da; https://lattes.cnpq.br/4124285820511968 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-04-26)
    Na atualidade, os Institutos Federais constituem o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais no campo da educação, devido à expansão dessas instituições e à necessidade de se oferecer uma Política de ...
  • Aspectos ambientais na agricultura familiar no Assentamento Concórdia, São Lourenço da Mata, PE 

    Silva, Ivo Lourenço da; http://lattes.cnpq.br/1116200785169672 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-02-15)
    O uso indevido de agrotóxicos é apontado como fator de risco para a saúde humana e ambiental, o uso inadequado um dos principais fatores geradores de ações degradantes. A saúde pública no meio rural brasileiro é um amplo ...
  • Análise de transferência de calor em prisma composto por blocos de concreto com revestimento interno de gesso: subsídios para construções sustentáveis 

    Silva, Michell Pontes de Queiroz; https://lattes.cnpq.br/4043067402742269 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-12-01)
    As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável têm pautado o crescimento das cidades. A sustentabilidade na construção civil possui grandes desafios no segmento industrial da construção. Um dos maiores está relacionado ...
  • Desenvolver uma solução computacional para otimização dos sistemas de resíduos em comunidades: protótipo desenvolvido no bairro dos Coelhos, Recife, PE 

    Silva Júnior, Ozandir Frazão da; http://lattes.cnpq.br/9883082131593062 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-02-09)
    Os resíduos são descarte de matéria a partir de atividades do homem, e a disposição inadequada deles pode ocasionar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente. Os resíduos na cidade do Recife são destinados incorretamente ...
  • Estudantes mães: identidades no PROEJA 

    Silva, Edlamir Coelho da; http://lattes.cnpq.br/2002700505524040 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
    Esta pesquisa objetivou compreender a construção da identidade das estudantes mães no PROEJA Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do Campus Paulista. Especificamente, ...
  • Práticas e estratégias de educação ambiental aplicadas a caatinga 

    Santos, Dione Dulcinea; http://lattes.cnpq.br/6714770883917723 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-02-13)
    Este trabalho teve como objetivo analisar políticas públicas e propostas educativas que visassem a conservação e a recuperação do bioma caatinga em Pernambuco. Nosso foco foi identificar, em literatura atual, os impactos ...
  • Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 

    Tenório, Ricardo de Paiva; http://lattes.cnpq.br/4360515995310487 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)
    Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ...
  • Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado 

    Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)
    O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...

Ver mais