Browsing Campus Olinda by Title
Now showing items 51-70 of 79
-
Narrativas de mulheres-engenheiras sobre formação profissional e mundo do trabalho: reflexões e contribuições para o curso de Engenharia Civil de um Instituto Federal
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-10)Apesar das conquistas femininas, no âmbito de sua inserção na academia e no mundo do trabalho, percebe-se uma maior ocupação de mulheres em cursos e postos de trabalho que remetem à extensão de atribuições construídas ... -
Novo Ensino Médio: percepção dos profissionais da educação sobre o processo de implementação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-23)Esta pesquisa tem como objetivo geral “analisar o processo de implementação do Novo Ensino Médio, em relação às dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo – Formação Técnica e Profissional”. ... -
O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ... -
Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ... -
Um olhar sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para o projeto de vida do jovem cotista do IFPE Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-22)Esta pesquisa vislumbrou discutir o projeto de vida dos estudantes cotistas afrodescendentes da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife. O referencial ... -
Parâmetros avaliativos para as aulas práticas no eixo tecnológico controle e processos industriais: um estudo de caso no curso técnico em mecânica da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-05-10)Esta pesquisa teve como objetivo o mapeamento e a análise da prática docente direcionada à articulação entre a teoria e a prática e a sua conformidade nos processos avaliativos das aulas práticas no curso Técnico em ... -
As percepções de alunos do ensino médio integrado sobre a avaliação da aprendizagem
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-09-11)O objetivo principal dessa pesquisa foi compreender as percepções de estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, sobre a avaliação da aprendizagem. Para isso, no referencial ... -
Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-21)Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. ... -
As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ... -
Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos?
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da ... -
Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-06)Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ... -
Planejamento participativo inclusivo para ensino de surdos na Educação Profissional e Tecnológica: diretrizes pedagógicas entre docentes e tradutores e intérpretes de Libras
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-04-19)Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos de como a adoção de diretrizes pedagógicas inclusivas, voltadas ao planejamento docente, como Produto Educacional (PE), produzem na condução e no desempenho das atividades ... -
Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à ... -
Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ... -
Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ... -
Práticas avaliativas no Ensino Médio Integrado em um possível diálogo com elementos da omnilateralidade no ensino de Matemática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Tendo como referência a categoria ... -
Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem ... -
Práticas docentes de enfermeiras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-29)Ao considerar que os enfermeiros são os principais responsáveis pelo processo de formação dos profissionais de Enfermagem de nível médio e que essa formação deve superar as dificuldades e os desafios que surgem ao longo ... -
As práticas docentes vinculadas à diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado à formação técnica em Segurança do Trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-30)A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo analisar as práticas docentes para a diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco ... -
A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-14)Esta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do ...