Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado
Data
2022-08-29Autor
Figueiredo, Karla Almeida de
http://lattes.cnpq.br/4021240926205955
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a contribuição de um artefato como suporte à prática docente, no âmbito do ensino da Biologia, para fomentar o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O problema de pesquisa que norteou o trabalho concentra-se na escassez de recursos pedagógicos de orientação aos professores de Biologia do Ensino Médio, com enfoque no ensino investigativo, em detrimento ao ensino estritamente tradicional. Para a condução do trabalho foi planejado e implementado um protocolo de revisão integrativa de literatura, de modo a selecionar os trabalhos associados à temática. Por meio desse protocolo, foi possível identificar um conjunto de 14 etapas para o desenvolvimento da alfabetização cientifica. Além dessas etapas, foi possível identificar 10 (dez) indicativos em relação à importância do ensino investigativo para a formação do estudante pesquisador no ensino médio integrado. No que diz respeito à identificação das estratégias metodológicas, foram identificadas 09 (nove) estratégias para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador, sendo 4 (quatro) delas utilizadas especificamente no âmbito do ensino da Biologia. As outras 6 (seis) estratégias foram identificadas fora do âmbito da Biologia, sendo que uma delas, a Integração do Conteúdo ao Fazer Científico, se repetiu nos dois contextos. A partir disso, o método planejado e aplicado consistiu em um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que conduziu esta investigação. Esse estudo foi composto por 4 (quatro) fases, a saber: (i) análise documental, (ii) percepção das professoras, (iii) percepção do coordenador do curso e da educadora de apoio (iv) percepção dos estudantes. Para a realização dessas fases foram utilizados instrumentos específicos, como: entrevistas semiestruturadas, questionários abertos, dinâmicas e debates. O universo investigado foi a Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). Para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva realizada em três fases: unitarização, categorização e comunicação. Os resultados do estudo mostram que a Alfabetização Científica no ensino médio integrado é capaz de oferecer ao estudante a possibilidade de realizar pesquisa, construir seu próprio conhecimento e desenvolver autonomia, criticidade e poder de decisão. A análise de dados coletados contribuiu para o desenvolvimento do Produto Educacional (PE). O PE e o seu processo de desenvolvimento foram resultantes das fases constituintes do processo metodológico. O produto educacional traz a produção de um Guia de Orientação em Alfabetização Científica para professores e estudantes, elencando e descrevendo todos os passos e estratégias que podem ser utilizados para o desenvolvimento de uma pesquisa científica. A etapa de avaliação da aplicabilidade do PE foi realizada por 05 (cinco) especialistas, sendo 4(quatro) da ETEPAM e 1 (um) do servidor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) que estão envolvidos de algum modo nesse processo. O roteiro metodológico para a avaliação do PE foi baseado em 05 (cinco) dimensões. Os resultados sinalizaram a sua necessidade e o seu potencial de uso no contexto da EPT. Os pontos de melhoria indicados pelos avaliadores permitiram realizar os ajustes necessários à disponibilização de uma nova versão do PE no repositório do IFPE
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