Práticas avaliativas no Ensino Médio Integrado em um possível diálogo com elementos da omnilateralidade no ensino de Matemática
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Data
2021-08-26Autor
Moura, Patricia Arruda de
http://lattes.cnpq.br/1669174587202660
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Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Tendo como referência a categoria de formação omnilateral, objetivou analisar as práticas avaliativas envolvidas no contexto da prática docente em matemática no Ensino Médio Integrado. Para tanto, buscou-se entender o processo de organização curricular das práticas avaliativas e seu alinhamento com elementos da omnilateralidade nos documentos institucionais que definem o currículo; compreender as concepções e práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes de matemática; reconhecer em quais pontos os elementos da omnilateralidade se aproximam das concepções e práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes de matemática. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia sobre práticas avaliativas que possam contribuir com o olhar da omnilateralidade. Arredondo e Diago (2013), Araújo e Frigotto (2015), Fernandes (2009; 2013), Ramos (2014; 2017), dentre outros autores, tornaram-se referências dialógicas neste trabalho. Essa investigação adotou como opção teórico-
metodológica a abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e foi realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por apresentar o maior quantitativo de docentes envolvidos com o ensino médio integrado, dentre os campi do IFPE. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: documentos, entrevistas semiestruturadas e observação simples. A análise dos dados utilizou a técnica de análise de conteúdo temática do tipo categorial, com a discussão de questões relativas as principais formulações teóricas orientadoras das práticas avaliativas que se aproximam ou distanciam-se da formação omnilateral. Os resultados que emergirem durante todo processo de pesquisa foram considerados para construção do produto educacional que se utilizou de elementos do design thinking como estratégia metodológica. Os resultados indicam que a avaliação diagnóstica e formativa são realidades presentes nas práticas avaliativas do ensino médio integrado. Contudo, as intencionalidades distanciam-se da omnilateralidade pela prevalência de práticas reprodutivistas e associada a prevalência das avaliações somativas, em detrimento do processo formativo e diagnóstico. Desta feita, evidenciam-se dificuldades na superação do caráter punitivo e legitimador da avaliação que, ao atribuir notas e classificar os estudantes, interioriza e naturaliza a unilateralidade da avaliação classificatória e seletiva.
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