Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado
Data
2021-04-26Autor
Silva, Vanessa Patrícia Sabino da
http://lattes.cnpq.br/9615440645370745
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, dialógico e cooperativo, convém articular os princípios das práticas argumentativas às ações interdisciplinares em busca de uma prática docente teorizada. Com base nessa temática, elegemos a seguinte questão de pesquisa: como as práticas docentes podem ser desenvolvidas para ampliar a capacidade argumentativa dos estudantes. Para isso, a metodologia utilizada no desenvolvimento desta dissertação é qualitativa e o procedimento de coleta de dados foi a realização de pesquisa documental e de campo, por intermédio de questionários aplicados às pedagogas e docentes do Curso Técnico em Agroindústria Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória de Santo Antão. Para analisar os dados, empregamos a análise de conteúdo categorial e a análise de frequência. Com base na análise dos conteúdos documentais, podemos sintetizar que a interdisciplinaridade deve ser concebida como uma abordagem teórico-metodológica e didático-pedagógica que requer uma concepção holística cooperativa e contextualizada. A análise dos conteúdos suscitados na pesquisa de campo corrobora o pressuposto de que a interdisciplinaridade está comtemplada nos documentos institucionais, mas não está efetiva na prática, o que necessita de uma reformulação a nível curricular, didático e pedagógico. Infere-se, pois, que a ampliação da capacidade argumentativa dos estudantes em uma abordagem interdisciplinar precisa ser potencializada, uma vez que a interdisciplinaridade ainda não é plenamente efetivada. Diante disso, como Produto Educacional, o “Caderno de atividades pedagógicas de práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar” foi elaborado com base nos resultados da pesquisa e com o fito de contribuir para a articulação das práticas argumentativas à interdisciplinaridade. Por fim, concluímos que a abordagem interdisciplinar nas práticas docentes contribui para a ampliação da capacidade argumentativa dos estudantes, pois permite o diálogo com princípios do Ensino Médio Integrado, tais como, a pesquisa como princípio educativo e a contextualização, com vistas a promover uma formação humana integral