Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes
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Date
2023-10-24Author
Oliveira, Ana Laura Barbosa de
https://lattes.cnpq.br/3213722169124573
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Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem para o êxito dos discentes em atividades envolvendo leitura crítica. O problema de pesquisa abordado neste trabalho originou-se na fragilidade das práticas de letramento no cotidiano das salas de aula do PROEJA. Para conduzir o referencial teórico, foi elaborado e implementado um protocolo de revisão sistemática de literatura, a fim de analisar e delimitar a literatura existente sobre as práticas de letramento no PROEJA. Por meio dessa revisão sistemática, foi possível identificar um conjunto de ações iniciais que podem ser exploradas no contexto de letramento no PROEJA para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No que se refere às concepções e práticas de letramento, identifica-se a presença de eventos de letramento, tais como leitura dos textos e interpretação oral ou escrita, exposição oral de conteúdo específico, o uso de gêneros orais e escritos e atividades de ortografia. Também, no que diz respeito às práticas de letramento por parte dos docentes, observam-se mudanças efetivas acorrendo em sala de aula, visando proporcionar a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa. O método delineado e aplicado consistiu em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que conduziu esta investigação. O procedimento metodológico foi estruturado em 3 (três) etapas a saber: análise documental, percepção dos docentes, e percepção dos discentes. Para a realização dessas etapas foi utilizado instrumento específico, como entrevistas, estruturadas em 4 (quatro) etapas, abrangendo 4 (quatro) dimensões. O âmbito investigado foi a Escola Técnica Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Paulista. A análise de dados empregou a abordagem da análise de conteúdo, que desdobrou-se nas três fases da pesquisa: análise documental, percepção dos docentes e percepção dos discentes. Cada uma dessas etapas foi cuidadosamente examinada e discutida, com o objetivo de identificar e analisar os elementos propostos nos objetivos da pesquisa. Na sequência, foi apresentado o Produto Educacional e o seu processo de desenvolvimento resultante das fases constituintes do processo metodológico. O PE seguiu um planejamento na modalidade de sequência didática baseado na perspectiva de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Por fim, o PE foi avaliado em 05 (cinco) dimensões, sendo avaliado por 04 (quatro) profissionais especialistas em educação. Os resultados da avaliação do PE e sua aderência ao contexto do PROEJA - Mulheres indicaram que ele encontra-se alinhado com seu propósito fundamental, fornecendo possibilidades valiosas que permitiram realizar os ajustes necessários para aprimorar ainda mais o Produto Educacional
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