Um olhar sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para o projeto de vida do jovem cotista do IFPE Campus Recife
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-22Autor
Cabral, Azenilda de Paula
https://lattes.cnpq.br/2105590300776746
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa vislumbrou discutir o projeto de vida dos estudantes cotistas afrodescendentes da
Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de
Pernambuco, Campus Recife. O referencial bibliográfico foi orientado pela Educação
Profissional, Ensino Médio, Juventudes cotistas e Trabalho, que identificam o desejo dos jovens
cotistas negros e pardos em sua construção futura, orientados por uma formação holística na
preparação para a vida. Propondo o trabalho como princípio educativo, elencando em seus
princípios garantias de uma formação unilateral, capaz de gerar sujeitos críticos e colaboradores
da transformação social, apoiados nas práticas educativas transversais e interdisciplinares, com
vistas à formação integral e inclusiva no mundo do trabalho, através da percepção do referido
estudante do ensino médio. O estudo propôs uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa
desenvolvida através de levantamento bibliográfico e documental, de acordo com as resoluções,
diretrizes e normas que compõem os acervos públicos e discorrem sobre o assunto. Foi utilizada
uma entrevista semiestruturada com sete estudantes cotistas afrodescendentes do Ensino Médio
Integrado do IFPE, Campus Recife, a fim de identificar a percepção deles sobre as contribuições
da Educação Profissional vivenciada e sua emancipação. Foi elaborada uma revista em
quadrinhos digital, como produto educacional, contendo uma biografia com a história de vida
dos cinco estudantes cotistas afrodescendentes entrevistados, sobre a construção do seu projeto
de vida e sua relação com os referenciais bibliográficos e documentais estudados. A testagem
desse produto foi realizada pelos discentes entrevistados do IFPE, que terão acesso ao material
e avaliarão através de depoimentos se as informações estão pertinentes ao exposto na entrevista.
A validação do produto educacional ocorrerá na apresentação final da dissertação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: