As percepções de alunos do ensino médio integrado sobre a avaliação da aprendizagem
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Data
2019-09-11Autor
Oliveira, Maria Luana Lopes de
http://lattes.cnpq.br/7357614164715805
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O objetivo principal dessa pesquisa foi compreender as percepções de estudantes do ensino
médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, sobre a
avaliação da aprendizagem. Para isso, no referencial teórico, foi debatido sobre uma avaliação
da aprendizagem formativa, diagnóstica, mediadora e contínua, com a finalidade de garantir
ao estudante uma formação humana e integral, diferente das avaliações tradicionais, que
utilizam instrumentos avaliativos de cunho classificatório. A fundamentação teórica desse
estudo tomou por referência Luckesi, Hoffmann, Vasconcellos, Perrenoud, Freitas et al., entre
outros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa
contemplou várias etapas: primeiramente, apresentamos a análise documental, sendo
composta pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo Projeto Político
Pedagógico Institucional (PPPI) e pela Organização Acadêmica Institucional (OAI),
documentos internos do IFPE. Além disso, realizamos a análise de documentos do arcabouço
legal da educação brasileira, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o ensino
técnico de nível médio e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Todos
esses documentos foram estudados com foco na avaliação da aprendizagem. Depois,
utilizamos a observação participante das experiências vivenciadas pela pesquisadora, no seu
ambiente de trabalho, para entender a relação da avaliação da aprendizagem com os sinais de
ansiedade apresentados pelos estudantes e que estavam relacionados à realização das
avaliações. Para o registro da observação participante, foi feito o diário de campo. Por último,
realizamos entrevistas semiestruturadas com os estudantes do ensino médio integrado do
IFPE, Campus Recife, as quais continham questões que tentaram identificar as percepções
desses estudantes sobre a avaliação da aprendizagem vivenciada por eles. A análise
qualitativa dos dados obtidos nas entrevistas, deu-se por meio da análise de conteúdo sugerida
por Bardin. Na discussão dos resultados, averiguamos que os documentos institucionais e
nacionais apresentam, de forma considerável, a temática de avaliação da aprendizagem numa
lógica que supera a concepção de uma avaliação tradicional, embora a avaliação por
mensuração ainda esteja inserida nesses documentos. Por outro lado, mediante as percepções
dos discentes, entedemos que no IFPE os docentes tanto apresentam práticas avaliativas
tradicionais, quanto formativas. Contudo, a prova escrita ainda ocupa um lugar de destaque na
classificação do estudante. Ademais, vimos também que, dependendo da forma como são
conduzidas as avaliações em sala de aula, os alunos podem apresentar ansiedade, o que pode
repercutir na sua saúde física e emocional e no seu desempenho nas atividades acadêmicas.
Finalmente, foi elaborado, como produto educacional, uma cartilha formativa contendo as
discussões realizadas pelos estudantes sobre a avaliação da aprendizagem e a sua relação com
os referenciais teóricos e documentais estudados. A testagem desse produto foi realizada por
professores do IFPE, por meio de um questionário, no qual expuseram suas opiniões quanto
às informações contidas na cartilha, avaliando-as se eram úteis para a prática pedagógica
docente. A partir das sugestões apresentadas pelos professores, ainda, foi realizada uma
reformulação da cartilha com o objetivo de atender a finalidade para qual o produto
educacional foi criado.