As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-18Autor
Freitas, Tatiana Lira de
http://lattes.cnpq.br/2895800024820707
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as
percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e
tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da formação técnica de nível médio.
Especificamente, a pesquisa objetiva: levantar o perfil dos estudantes desta modalidade quanto
aos seus percursos formativos, frente às tecnologias digitais, e as suas trajetórias profissionais;
perceber como se dá o acesso e uso das TDICs, durante a formação, e suas implicações para o
cotidiano social e educacional dos estudantes; e identificar as dificuldades enfrentadas pelos
estudantes, durante a formação e na busca pela (re)inserção profissional, no que diz respeito
aos conhecimentos e habilidades para uso das tecnologias digitais; e elaborar um minicurso
autoinstrucional e interativo, voltado à formação continuada docente para integração das
tecnologias digitais as suas práticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre
o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na
modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Participaram da pesquisa os estudantes do
curso Técnico de Refrigeração e Climatização (Integrado – Proeja), ofertado pelo IFPE –
Campus Recife. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário on-line e da entrevista
semiestruturada. Para análise dos dados, recorremos à análise estatística descritiva e à análise
de conteúdo temática, baseada em Bardin (2016). Os resultados revelam o caráter tradicional e
tecnicista da formação destinada aos estudantes da EJA integrada à EPT (Proeja). Verificamos
que os professores não utilizam tecnologias em suas práticas pedagógicas, ou utilizam com
dificuldade, por não possuírem conhecimentos e habilidades necessários à potencialização do
processo de ensino e aprendizagem mediatizado pelas tecnologias digitais, o que indica a
necessidade de formação docente. As percepções dos estudantes sobre a inclusão digital nos
permitiram compreender que o ensino técnico de nível médio na modalidade EJA integrada à
EPT não favorece a inclusão digital dos estudantes ao longo da formação, posto que a formação
tecnicista causa prejuízos à integração das tecnologias digitais no processo de ensino e
aprendizagem. Esses resultados subsidiaram a elaboração do produto educacional, que consiste
em um minicurso autoinstrucional e interativo, voltado à formação continuada dos docentes
vinculados ao Proeja, intitulado “Introdução às Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica: alternativas orientadas à inclusão
digital”. A integração do processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais, ao
longo da formação profissional e tecnológica, é essencial para a promoção da inclusão digital e
da formação integral dos estudantes inseridos na EJA integrada à EPT, pois contribui para a
formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos na sociedade do conhecimento. Portanto,
o produto educacional desenvolvido oportuniza a formação continuada docente para a aplicação
didático-pedagógica das tecnologias digitais, a fim de superar a predominância de práticas
educativas de transmissão dos conteúdos e promover a formação integral e omnilateral dos
estudantes
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: