Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica
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Data
2023-10-06Autor
Castro, Andréa Cardoso
http://lattes.cnpq.br/5394931355989454
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Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ao acervo e promover a quebra de barreiras e a autonomia no curso técnico subsequente em computação gráfica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O problema balizador desta pesquisa é evidenciado na literatura e se configura por um lado pela necessidade de promover autonomia acadêmica desse público discente. Por outro lado, a carência ou inexistência da oferta de serviços da biblioteca direcionados ao atendimento deles, especialmente, na Educação profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática do projeto que abordassem sobre o suporte inclusivo aos discentes Surdos na EPT, assim como, quais trabalhos trazem a atuação das bibliotecas e os serviços inclusivos oferecidos por elas. Tudo isso, no âmbito das dissertações existentes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Baseado nos resultados da RSL foi desenvolvida uma pesquisa predominantemente exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Ela é composta por 03 (três) fases exploratórias que utilizaram como instrumentos de coleta de dados: o questionário e a entrevista. O universo investigado foi o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com a participação de bibliotecários, intérpretes e discentes Surdos. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica puramente descritiva e para a análise, foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática, com procedimento aberto. As categorias definidas evidenciaram fragilidades que precisam ser superadas para que o processo de inclusão dos discentes Surdos possa fluir no âmbito das bibliotecas, a saber: Desarticulação Institucional, Barreira Comunicacional, Barreira Instrumental e Barreira Atitudinal. A partir disso, foi possível compreender em profundidade o contexto explorado para a geração dos elementos essenciais para o desenvolvimento do Produto Educacional (PE). O PE trata se de um Biblio catálogo em Libras em formato digital, contendo os livros da bibliografia básica do Curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE Campus Olinda, para torna lo uma fonte de consulta para os discentes Surdos nas bibliotecas do IFPE. Seu objetivo é promover o acesso ao acervo do curso, assim como, viabilizar a quebra de barreiras de acessibilidade à informação e, sobretudo, promover a autonomia do discente Surdo no que tange ao acesso à biblioteca. O PE foi avaliado por 12 (doze) participantes entre: bibliotecários, intérpretes, professores e discentes Surdos, de acordo com 3 (três) eixos: Conceitual, Pedagógico e Comunicacional. Os resultados avaliativos sinalizaram aceitação em conformidade com as necessidades desse publico e um evidente potencial de usabilidade nas bibliotecas do IFPE. Além disso, o processo de desenvolvimento e implementação do PE revelou se como um instrumento que pode ser replicado para diferentes cursos na EPT
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