Novo Ensino Médio: percepção dos profissionais da educação sobre o processo de implementação
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Data
2024-08-23Autor
Silva, Luanna Ferreira da
https://lattes.cnpq.br/1062327291456505
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Esta pesquisa tem como objetivo geral “analisar o processo de implementação do Novo Ensino Médio, em relação às dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo – Formação Técnica e Profissional”. Especificamente, pretende: analisar as orientações para implementação do Novo Ensino Médio nos documentos normativos nacionais e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; analisar a percepção dos profissionais da educação sobre as dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio no Curso Técnico em Nutrição e Dietética Médio-Integrado; produzir um produto educacional composto de um Podcast sobre as dificuldades para o desenvolvimento do quinto Itinerário Formativo – Formação Técnica e Profissional. A metodologia utilizada tem uma abordagem qualitativa, com realização de pesquisa documental e pesquisa de campo. Inicialmente foi realizada a pesquisa exploratória por meio da análise de documentos normativos nacionais e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Em seguida, a pesquisa de campo foi desenvolvida com aplicação de Entrevista Semiestruturada com seis (6) profissionais da educação que atuam em uma Escola Técnica Estadual - ETE, localizada no estado de Pernambuco. Para análise dos dados colhidos nos documentos normativos e na pesquisa de campo, utilizamos a análise de conteúdo categorial de natureza indutiva. A partir dos resultados da pesquisa documental e de campo, aplicou-se o Produto Educacional composto pelo Podcast “A Implementação do Novo Ensino Médio (NEM)”, dividido em dois Episódios: Episódio 1º: O contexto da Reforma do Ensino Médio - Lei nº 13.415 de 2017 e o Episódio 2º: A percepção dos profissionais da educação sobre as dificuldades no Novo Ensino Médio – NEM. Os resultados da pesquisa documental revelaram que as orientações dos documentos normativos definem uma abordagem pedagógica com base na interdisciplinaridade, na autonomia, no protagonismo e na inovação, buscando integrar os Itinerários Formativos a quatro eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo; com vistas a desenvolver habilidades diversas para a formação integral. Entretanto, identificou-se que a atual Arquitetura do Currículo do Novo Ensino Médio ofertado nas escolas estaduais de Pernambuco promove um retrocesso na formação integral e omnilateral dos estudantes. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que, na percepção dos profissionais da educação, a fragmentação do currículo, a transformação da Formação Técnica e Profissional em um Itinerário Formativo, a falta de formação docente, a inviabilidade da relação teoria e prática, a falta de infraestrutura e financiamento nas escolas, são fatores que estão impactando na permanência e na formação integral e omnilateral dos estudantes. Concluímos que as dificuldades para implementação do Novo Ensino Médio estão relacionadas à ausência de diálogo com gestores dos sistemas de ensino, comunidade escolar, profissionais do magistério, estudantes, pesquisadores e especialistas do campo da educação, e com a sociedade civil, para a formulação da Lei nº 13.415/2017, com vistas à elaboração do texto e das estratégias e ações de implementação da Reforma do Ensino Médio.