Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral
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Data
2022-08-24Autor
Cavalcanti, Giselli Kézia Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3515878698366382
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Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos
cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração
da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA). Teve como objetivo analisar a concepção de integração que orienta a prática
curricular docente e sua relação com a formação omnilateral, a partir dos princípios da
Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para elaboração dos fundamentos teóricos, elencamos os
seguintes aspectos: pontuamos alguns marcos históricos da Educação de Jovens e Adultos até
a sua integração com a Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, por meio do
PROEJA, evidenciando sua constante luta para se consolidar enquanto Política Pública de
Estado comprometida com a formação humana integral da classe trabalhadora. Em seguida,
trazemos uma reflexão sobre currículo a partir dos estudos de Sacristán (2013) e Santomé
(1998), procurando demarcar a especificidade da escola com base em Saviani (2013) e Young
(2007). Buscamos um pouco da escola unitária de Gramsci (1982) e abordamos o sentido
filosófico do ensino integrado proposto por Ramos (2008, 2014). Situamos a PHC no contexto
das teorias educacionais, enunciando os seus princípios e relacionando-os às matrizes teóricas
do PROEJA. Para isso, nos apoiamos em Saviani (1999, 2007, 2013, 2015) e outros teóricos
alinhados a essa teoria. Elegemos como campo de pesquisa um campus do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e uma Escola de Referência em Ensino
Médio (EREM) da rede estadual de Pernambuco, que atuam em regime de parceria na oferta de
cursos FIC pelo PROEJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos
procedimentos adotados para a construção dos dados foi o levantamento bibliográfico, a
aplicação de questionário misto e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes
atuantes nesses cursos. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram organizados e
tratados com base na técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2016),
analisados em diálogo com estudiosos do campo histórico-crítico. Os achados revelaram que a
maioria dos docentes desconheciam que o PROEJA articula Educação Profissional e Educação
Básica, sendo a integração concebida enquanto elemento de inclusão escolar na perspectiva
assistencialista. Denotaram, também, uma tendência em considerar os conhecimentos advindos
do cotidiano do aluno como base para definição do currículo, colocando obstáculos para uma
formação omnilateral. Contudo, alguns discursos se aproximavam de uma prática orientada pela
perspectiva da omnilateralidade, ao considerar a apropriação dos conteúdos escolares como
determinantes para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. A fim de contemplar uma
especificidade do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT), baseado nos dados da pesquisa, elaboramos uma cartilha como produto educacional,
a fim de contribuir para uma reflexão sobre o conceito de integração e permitir uma primeira
aproximação teórica com a PHC. A cartilha foi socializada e avaliada pelos participantes da
pesquisa, pela coordenadora dos cursos e por professores com experiência na educação de
jovens e adultos como um instrumento que contribui para a orientação de uma prática curricular
docente cuja perspectiva seja a formação omnilateral
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