Planejamento participativo inclusivo para ensino de surdos na Educação Profissional e Tecnológica: diretrizes pedagógicas entre docentes e tradutores e intérpretes de Libras
Visualizar/ Abrir
Data
2024-04-19Autor
Andrade, Lúcio Costa de
http://lattes.cnpq.br/8681730340696162
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos de como a adoção de diretrizes pedagógicas inclusivas,
voltadas ao planejamento docente, como Produto Educacional (PE), produzem na condução e no
desempenho das atividades direcionadas aos discentes Surdos no contexto da Educação Profissional
e Tecnológica (EPT). Evidencia-se, pela literatura, a existência de barreiras excludentes para esses
discentes relacionados a ausência de formação docente específica para esse tipo de ensino, inclusive
na EPT. Aliado a isso, a ausência de colaboração entre docentes e os Tradutores e Intérpretes de
Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP) tem sido um aspecto presente em relação ao
planejamento docente, que tem minimizado ou extinguido o suporte pedagógico adequado às
necessidades educacionais dos discentes Surdos na EPT e restringindo a atuação do TILSP nesse
processo. Para tanto, um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo
a selecionar os trabalhos associados com a temática no âmbito das dissertações defendidas no
Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Esta atividade
objetivou conhecer em profundidade as práticas docentes inclusivas, voltadas especificamente, aos
discentes Surdos. Permitindo, assim, conhecer esse discente Surdo e suas particularidades e as
necessidades educacionais específicas deles nesse contexto educacional. Na sequência, foi
apresentada uma proposta de método com estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa
para a condução desta investigação. Ela é composta por 03 (três) etapas exploratórias e utilizam
instrumentos específicos para a coleta como questionários e entrevistas semiestruturadas. O contexto
da pesquisa desenvolvido foi no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) com a participação de
docentes, TILSP e discentes Surdos. Para a análise de dados, utiliza-se análise qualitativa de conteúdo
seguindo etapas como: pré-análise, a seleção dos questionários e entrevistas, a exploração do material
e o tratamento dos resultados. Os resultados apontaram por meio de indicativos dos participantes as
dificuldades encontradas por eles nesse tipo de ensino no contexto da EPT. A partir disso, foi possível
compreender o contexto da temática explorada para a elaboração dos principais indicativos como
relevantes na construção do Produto Educacional. O PE trata-se de um Livro Digital que apresenta 5
diretrizes para um planejamento docente participativo e inclusivo voltado ao ensino dos discentes
Surdos na EPT. O PE foi avaliado por 13 especialistas na temática, de acordo com 3 (três) eixos:
Conceitual, Pedagógico e Comunicacional. Os resultados avaliativos sinalizaram aceitação consoante
as necessidades do seu público-alvo e mostra evidente potencial de aplicabilidade nas práticas
docentes inclusivas direcionadas aos discentes Surdos do IFPE e em outros contextos educacionais.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: