Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife
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Data
2020-10-21Autor
Abreu, Juliane Marques Santiago de
http://lattes.cnpq.br/3304735635887507
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Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o
processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das
percepções de estudantes com deficiência. Inicialmente, foi delineada a trajetória sóciohistórica
da pessoa com deficiência (PcD), predominantemente marcada pela exclusão.
Também foram perpassadas as conquistas alcançadas em meio a lutas sociais, as quais se
concretizaram em um extenso aparato legal visando à garantia de direitos específicos para essa
parcela da população, possibilitando o acesso aos variados âmbitos da sociedade, ainda que em
condições adversas. Na contramão dos avanços, observou-se a perpetuação de processos
excludentes, expressos pela reprodução de estigmas, pela instauração da violência simbólica,
assim como pela consolidação de relações de subjugação (estabelecidos e outsiders). Ao
adentrar a esfera educacional, foi evidenciado que a inserção dessas pessoas nos espaços
regulares orientou-se por paradigmas antagônicos (integração/inclusão), não se abstendo dessa
realidade a Educação Profissional e Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso
anunciado é com a promoção de uma formação humana, integral e emancipatória. A
abordagem, de ordem qualitativa, buscou interpretar os fenômenos a partir de uma perspectiva
dialética, considerando que estes não podem ser dissociados de suas influências históricas,
políticas, culturais, entre outras. No que tange aos procedimentos técnicos para a obtenção de
dados, foram adotados a pesquisa bibliográfica e o levantamento documental, além da
observação simples, com registro em diário de campo. Foram ainda realizadas entrevistas
semiestruturadas com estudantes com deficiência regularmente matriculadas nos cursos
técnicos integrados e subsequentes do mencionado Campus. O exame do material coletado foi
desenvolvido com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), sendo eleita a
modalidade categorial temática, que permitiu identificar a presença de barreiras arquitetônicas,
comunicacionais, pedagógicas e atitudinais, revelando que o percurso formativo desses
discentes é atravessado por violações, omissões e retrocessos. Foram reconhecidos no ambiente
analisado, a partir das percepções das entrevistadas, elementos que ora evocam a lógica
integracionista, ora reafirmam a exclusão da PcD, alertando para a imediata necessidade de
reformulação das ações e estratégias inclusivas adotadas pelo Instituto, nas quais a
heterogeneidade precisa fazer-se valorizada, como fator de elevação da qualidade e da riqueza
social e humana. Os achados da pesquisa deram origem a um produto educacional, elaborado
em formato de cartilha educativa, destinado a socializar informações sistematizadas e
sensibilizar toda a comunidade acadêmica, com vistas ao combate de práticas excludentes no
cotidiano escolar do público em foco