A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-14Autor
Melo Neto, Antonio Jesus Souza
http://lattes.cnpq.br/2950459234165489
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Especificamente, pretende: identificar, a partir dos documentos jurídicos e institucionais, o discurso sobre formação integral subjacente ao referido Curso; analisar o processo de identificação com a formação integral do sujeito-estudante desse Curso; elaborar um produto educacional de sequência didática interdisciplinar que utilize a produção textual em linhas de argumentação como prática curricular integradora, com vistas à formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado. Esse produto foi testado por estudantes da terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do IFPB (CTIIEM-IFPB-Esperança), que se configura como campo de pesquisa. A validação quanto à viabilidade desse produto educacional foi feita por meio de registro em portfólio dos estudantes participantes da testagem. O caminho teórico-metodológico adotado é a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa participante, que apresenta como sujeitos os estudantes da terceira série do referido curso; como instrumento de coleta de dados, a análise documental; e como técnica de análise de dados, a Análise do Discurso Francesa. Os resultados da análise dos dados revelam que o discurso da construção de competências subjaz aos documentos institucionais que regem os currículos do IFPB; e permitem afirmar que a produção textual baseada em linhas de argumentação, ao problematizar e ressignificar as competências exigidas, pode funcionar como prática integradora com vistas à formação integral no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que possibilita uma percepção mais completa e complexa do contexto escolar e social, por meio da integração entre sujeitos e saberes, conforme revela o discurso do sujeito-estudante do CTIIEM-IFPB-Esperança. Professores do Ensino Médio Integrado que buscam práticas integradoras através da produção textual argumentativa e interdisciplinar terão no produto educacional desta pesquisa uma estratégia pedagógica de significativo potencial.