Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos?
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-24Autor
Beserra, Jane D’arc Feitosa de Carvalho Alves
http://lattes.cnpq.br/6327179977664808
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da permanência é importante para o desenvolvimento de pesquisas e formulação de políticas e programas educacionais. Com a implementação da Lei nº12.711/2012 e a Lei nº 13.409/2016, chamada de Lei de Cotas, ampliou-se o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio dos estudantes oriundos das escolas públicas, pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. O problema de pesquisa assinala para a seguinte questão: Quais os fatores externo e interno que contribuem para a permanência escolar dos estudantes cotistas nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado do IFPE? Optou-se pela abordagem qualitativa de cunho descritiva e explicativa; como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A bibliográfica, abordou-se a produção acadêmica do Núcleo de Acesso e Permanência na Educação, utilizou-se do Estado da Arte para mapear a produção acadêmica sobre a Permanência Escolar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Na análise documental realizou-se a pesquisa a partir das legislações educacionais em nível nacional e institucional, dando ênfase às normativas que regulamentam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e estabelece a permanência dos jovens estudantes como um direito. Consultou-se os documentos que norteiam os programas, projetos de ensino, pesquisa, extensão do IFPE. Utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicados com os estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas. Concluiu-se que os jovens estudantes relacionam a sua permanência ao esforço pessoal, a interação com os colegas, professores e servidores, aos programas e recursos da Assistência Estudantil, ao apoio da família. Reconhecem a importância dos programas de ensino, pesquisa e extensão, embora poucos tiveram oportunidade de participar efetivamente das atividades, já que esses estudantes iniciaram os cursos na pandemia. Como resultado da pesquisa, foi elaborado o Produto Educacional “Projeto e Protótipo do Site Observatório da Permanência no Ensino Médio Integrado”, sendo avaliado e aprovado pelos servidores, estudantes, pesquisadores e pela comunidade externa
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: