Parâmetros avaliativos para as aulas práticas no eixo tecnológico controle e processos industriais: um estudo de caso no curso técnico em mecânica da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM
Visualizar/ Abrir
Data
2024-05-10Autor
Ribeiro II, Stênio de Castro
https://lattes.cnpq.br/2866617783909912
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo o mapeamento e a análise da prática docente
direcionada à articulação entre a teoria e a prática e a sua conformidade nos
processos avaliativos das aulas práticas no curso Técnico em Mecânica da Escola
Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM. O problema de
pesquisa que guiou o desenvolvimento deste trabalho considerou a ausência de
parâmetros avaliativos específicos para as aulas práticas laboratoriais na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no eixo tecnológico de controle e
processos industriais direcionadas ao curso Técnico em Mecânica. O referencial
teórico foi constituído por 3 (três) itens a saber: (i) Prática docente: o planejamento, o
ensino e a avaliação; (ii) Relação teoria e prática na Educação Profissional e
Tecnológica; e (iii) As aulas, atividades ou experiências práticas na EPT. O
procedimento do método consistiu em 02 (duas) etapas. A primeira tratou-se de uma
análise documental referente aos documentos institucionais no âmbito nacional,
estadual e escolar que trata do tema. A segunda etapa referiu-se ao desenvolvimento
de um estudo de caso, formado por 6 (seis) fases que teve a finalidade de investigar
como ocorre a prática docente nas aulas práticas, sobretudo, no quesito avaliação
com os docentes do curso Técnico em Mecânica da ETEPAM. Os resultados
produzidos a partir da análise dos dados subsidiaram a concepção do Produto
Educacional (PE). O PE foi estruturado em formato de um livro digital disponibilizado
em meio digital e apresentam orientações direcionadas a prática docente para as
aulas práticas, no planejamento, no ensino e na avaliação no curso Técnico em
Mecânica. A avaliação do PE foi baseada metodologicamente em um roteiro avaliativo
por 3 (três) eixos realizados com especialistas da EPT. Os resultados da avaliação do
PE sinalizaram a sua aderência ao contexto do curso Técnico em Mecânica,
evidenciando o potencial de contribuir para o desenvolvimento da prática docente nas
aulas práticas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: